
Com unidade em S~`ao Carlos, interior de São Paulo, a Tecumseh do Brasil, referência global em tecnologias de refrigeração e ar-condicionado, anunciou duas importantes novidades no país: o início de um estudo de viabilidade para a instalação de uma nova fábrica e o lançamento do compressor inverter VR — um marco estratégico na produção nacional de componentes para climatização.
Desenvolvido para atender às crescentes exigências de eficiência energética no setor de ar-condicionado brasileiro, o VR³ se destaca por seu baixo consumo de energia e alto desempenho acústico. O equipamento representa um avanço significativo para a indústria nacional, reforçando o compromisso da Tecumseh com inovação, sustentabilidade e fortalecimento da cadeia produtiva local.
A multinacional norte-americana, sediada em São Carlos, por ora avalia a implantação de uma nova planta fabril em Manaus, com previsão de conclusão até 2027.
O novo compressor VR³ é a evolução dos únicos modelos inverter para ar-condicionado fabricados no Brasil. Projetado para atender à demanda crescente por eficiência energética, o modelo apresenta um ganho de 5% em eficiência em comparação ao seu antecessor, o VR², além de uma redução de 5 decibéis no nível de ruído. Com isso, os fabricantes poderão atender com mais facilidade aos rigorosos padrões do Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS), definidos pelo INMETRO — beneficiando tanto os consumidores quanto a competitividade do setor.
O lançamento oficial do VR³ ocorreu no fim de março, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (
Assuntos do momento:

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.