×
PUBLICIDADE

Cidades do Brasil podem ser engolidas pelo mar em pouco tempo

Gabriel Kazuo

20 de outubro de 2021
Atualização:20 out 2021 às 11:27

Um estudo do Climate Central mostrou dados alarmantes sobre o que pode acontecer com cidades brasileiras litorâneas, por conta do Aquecimento Global, neste domingo (17), em 2050. Segundo a pesquisa, cidades como Santos, no litoral paulista, pode ser engolida por completo pelo marse o nível do Atlântico subir demais.

A pesquisa tem como base o nível atual do Oceano Atlântico, e a tendência de elevação do seu nível se o Aquecimento Global não for diminuído até 2050 no Mundo. Os resultados foram divulgados em parceria com diversas universidades dos EUA e Europa.

Segundo o levantamento, se a temperatura da Terra ficar 3ºC acima da média, as geleiras da Antártida irão derreter ainda mais, aumentando o nível dos oceanos, criando um efeito em cascata que aumentaria o nível do mar em várias partes do Mundo, incluindo o Brasil.

Mesmo com o cenário mais otimista, se a temperatura da Terra aumentar 1,5ºC, a situação permaneceria crítica nessas cidades. Além da destruição de Santos, que seria soterrada pelo mar, cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Recife perderiam áreas urbanas, inclusive a fauna marinha.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *