Cidades da regiões de Sorocaba e Campinas poderão reabrir vários serviços
7 de agosto de 2020 l Atualização: 07 ago 2020 às 19:59
Nove regiões conseguiram avançar para a Fase Amarela do Plano SP, segundo entrevista coletiva do Governador João Dória (PSDB). Fatores como queda no número de internações e de óbitos de COVID-19 nas regiões facilitaram o avanço de fase.
As regiões de Araçatuba, Marília, Bauru, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Taubaté, Piracicaba, Campinas e Sorocaba, foram beneficiadas pelo anúncio, e poderão avançar nas seguintes medidas de flexibilização:
A medida também beneficia clubes de futebol, como Ponte Preta, Guarani, Bragantino, São Bento e Ituano, além de equipes de futsal, como o Magnus Sorocaba, que poderão jogar em suas próprias cidades, com portões fechados.
Vale lembrar que o uso de máscaras ainda será obrigatório nesses locais e que ainda deve-se manter o distanciamento social de 1,5m no mínimo. Pessoas do grupo de risco devem evitar sair de cada sem necessidade.
O segundo ponto a ser discutido na entrevista desta sexta foi o adiamento do retorno das atividades escolares presenciais para o mês de Outubro. Daqui há dois meses, caso todas as regiões que estejam na Fase 03 permanecerem estáveis, ou avançarem para a Fase Verde, as instituições de ensino municipais, estaduais e federais, do Ensino Infantil até o Superior poderão reabrir.
Rossieli Soares, Secretário da Educação, explicou que a necessidade de voltar com as aulas presenciais neste momento é que o isolamento social provocado pela pandemia está prejudicando o aprendizado de crianças e jovens, principalmente os mais pobres, que não têm acesso à internet, ou que não conseguem assistir aulas via videochamada, ou pelo celular. Além disso, a pasta teme que essa situação aumente o risco de evasão escolar.
Esse problema também foi detectado em 2009, quando o Estado sofria efeitos da pandemia de Gripe Suína, onde a necessidade de voltar com as aulas presenciais em meio ao cenário crítico também se fez necessária, embora na época, os protocolos sanitários adotados eram menos rígidos que os adotados agora (naquela época, por exemplo, não era obrigatório uso de máscaras, nem distanciamento social).
Outro ponto citado pelo secretário é de que os jovens estão sofrendo psicologicamente com o isolamento, que já dura 5 meses, quase o triplo do tempo necessário para o controle da pandemia na Europa, que em 2 meses, conseguiu entrar no período de pós-pandemia.
Além disso, as escolas poderão já retornar com as atividades de reforço, recuperação e esportivas já em setembro, desde que permaneçam na Fase Amarela desde hoje. Essa retomada não é obrigatória, e deve ser discutida com pais, alunos, professores e funcionários.
Nas escolas estaduais, o Governo irá capacitar professores e funcionários para a reabertura, principalmente com apoio psicológico e emocional, para ajudar os alunos que se sintam com medo de voltar a frequentar o ambiente escolar. Os professores também terão 4 dias de férias, do dia 24 a 28 de agosto, para relaxarem e alunos receberão materiais de reforço escolar. As famílias também serão orientadas sobre o protocolo que será adotado.
O protocolo sanitário para as instituições de Ensino pode ser encontrado no site: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/protocolo-setorial-educacao-etapa-1.pdf
O resultado da Lotomania Concurso 2156 será divulgado na noite de sexta-feira, 26...
O IBGE abriu na semana passada, cerca de 204.307 vagas...
O Lockdown nas 645 cidades municipais do Estado de São...
Começa na noite desta sexta-feira (26) o lockdown , ou...
Até o dia 2 de março, a rede escolar SESI-SP ...
As aulas na rede municipal de educação de Sorocaba retornam...
A Pernambucanas rede varejista, com lojas em todo o Brasil,...
Todos direitos reservados © 2016-2021