Cidade do interior de SP já foi considera a capital nacional do pêssego e hoje está abandonada

Cidade Do Interior De Sp Já Foi Considera A Capital Nacional Do Pêssego E Hoje Está Abandonada

Mairinque, uma charmosa cidade no interior de São Paulo, já ostentou o título de “Capital Nacional do Pêssego”. A famosa Festa do Pêssego, que teve início em 1964, era um evento aguardado com entusiasmo pela comunidade local e visitantes. Realizada entre o final de novembro e o início de dezembro, a festividade, que estava em todas as edições sempre lotada, promovia o pêssego de Mairinque como o melhor do Brasil, além de incentivar o turismo local e apoiar os produtores agrícolas locais.

A festa contava com diversas atrações, como shows, exposição de produtores da fruta, bem como também tinha a escolha da rainha do pêssego, e, claro, a degustação de pêssegos frescos e produtos derivados. Em 1988, por exemplo, a 22ª edição da Fepema (Festa do Pêssego de Mairinque) destacou-se com entrevistas e apresentações culturais.

Pelé já esteve na festa do pêssego em Mairinque

Um dos momentos mais marcantes da história da festa foi a visita do rei do futebol, Pelé, que prestigiou o evento, trazendo ainda mais brilho e notoriedade à celebração. Ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior, ele seguia para Sorocaba com a equipe do Santos, para enfrentar o time do São Bento de Sorocaba, quando viu a festa pela Rodovia Raposo Tavares e decidiu dar uma passada na festa para comer e beber. Tem até um registro desta foto, guardada com carinho pelos moradores da cidade.

Infelizmente, com o passar dos anos, a produção de pêssegos na região diminuiu, e os produtos da fruta deixaram de produzir na cidade e assim a tradicional festa deixou de ser realizada. No entanto, as lembranças desses tempos áureos permanecem vivas na memória dos moradores e de todos que tiveram a oportunidade de vivenciar essa doce celebração. O mais triste de tudo é que atualmente a cidade de Mairinque já foi sinônimo de muita alegria e prosperidade, hoje encontra-se abandonada em termos gerais, sem qualquer atrativo para turismo ou festividade, bem como infraestrutura de segurança pública, saúde, transporte e até mesmo emprego.

Para relembrar esses momentos, confira um vídeo da Festa do Pêssego de Mairinque em 1988: