×
PUBLICIDADE

Ciclone com tempestade vai atingir diversos estados do Brasil

Gabriel Kazuo

21 de setembro de 2021
Atualização:21 set 2021 às 13:58

Um ciclone extratropical de grande porte irá atingir o litoral brasileiro durante a semana ao que apurado por serviços de meteorologia, causando ressaca nas praias do Sudeste, Sul e Nordeste, além de chuva forte com granizo em diversos estados.

As ondas podem chegar até 3m nas praias do Sul e do Sudeste e até 2,5m no Nordeste, na faixa do Rio Grane do Sul até o Rio Grande do Norte. A marinha emitiu alerta para os perigos de realizar pescas em alto-mar durante a passagem do ciclone.

Em relação às chuvas, elas atingirão com força o Sul do Brasil e o Sudeste provavelmente, com maior força no litoral e menor força no interior.

Formação de ressaca

A ressaca é formada quando o mar fica bastante agitado, e sua principal característica é o aumento do comprimento das ondas, que acabam quebrando nas áreas de orla. Por conta disso, a Marinha orienta que as pessoas evitem ir para as praias ou navegar em alto mar quando uma ressaca se forma.

Diferente dos tsunamis, onde a onda cresce pela força da Terra, a ressaca aumenta o comprimento e amplitude delas pela força dos ventos. Inclusive, vale ressaltar que o tsunami é formado por apenas uma onda destrutiva e que corre lentamente, enquanto a ressaca são sucessivas ondas grandes, em alta velocidade.

Por se originar da força dos ventos, a ressaca sempre se forma durante a passagem de ciclones e tufões, que são grandes áreas de baixa pressão atmosférica. Em termos de periodicidade, elas são extremamente comuns e corriqueiras, ao passo de que os tsunamis são muito raros.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *