×
PUBLICIDADE

Chuva melhora nível dos reservatórios de Sorocaba e rodízio de água pode acabar Domingo

Gabriel Kazuo

11 de novembro de 2019
Atualização:11 nov 2019 às 16:31

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, informa que o rodízio de água será mantido, pelo menos, até Domingo, por conta de uma melhora na situação dos reservatórios de Sorocaba. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11) pelo diretor geral da autarquia, Mauri Pongitor.

Porém, o encerramento do rodízio depende da melhora de dois reservatórios importantes da cidade: Ipaneminha e Ferraz/Castelinho. A autarquia está fazendo um monitoramento desses reservatórios, e uma nova avaliação será feita na semana que vem, para decidir o assunto.

A melhora foi possível, após a chegada de uma frente fria, na semana passada, que amenizou o calor e trouxe muita chuva para Sorocaba e a conscientização da população. Pongitor destaca que, no primeiro ciclo do rodízio, houve uma economia no sistema que atingiu 9% no Cerrado e 24% no Éden.

A represa Ipaneminha, que estava em situação crítica – com apenas 2% de sua capacidade, teve uma recuperação significativa, chegando aos 23%. Já as represas do sistema Ferraz/Castelinho que estavam com apenas 8% de sua capacidade de armazenamento preenchida, atingiu os 15% com as chuvas dos últimos dias. Apesar da melhora, a situação dessas duas represas ainda requer atenção.

Como fica o tempo nos próximos dias?

Segundo o Climatempo, a semana continuará sendo muito úmida e há a possibilidade de acontecer chuvas volumosas até sexta-feira. Porém, a partir do próximo Sábado, o tempo volta a ficar seco, e não há previsão de chuva até o dia 25 de Novembro, situação que talvez dificulte um possível adiamento do rodízio.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *