
Os chips de banana da terra são uma opção deliciosa, crocante e natural para petiscar ou acompanhar pratos diversos. São fáceis de fazer e, quando bem preparados, ficam fininhos e sequinhos, com aquele sabor adocicado característico da banana da terra madura. Essa receita valoriza ingredientes simples e é perfeita para quem busca um lanche leve e diferente.
Como fazer Chips de Banana da Terra
Chips de banana da terra são uma ótima opção de lanche leve, crocante e fácil de fazer. Use duas bananas da terra firmes, corte em rodelas bem finas e escolha o preparo:
Para fritar, aqueça o óleo e frite pequenas porções até dourar. Escorra no papel toalha e tempere com sal.
Para assar, unte uma assadeira, espalhe as rodelas sem sobrepor, pincele azeite e leve ao forno a 180 °C por 20 a 30 minutos, virando na metade do tempo.
Finalize com sal e, se quiser, adicione páprica ou ervas secas.
Ingredientes
- 2 bananas da terra (de preferência mais firmes, quase maduras)
- Sal a gosto
- Azeite ou óleo para fritar (ou assar, se preferir)
- Páprica ou ervas secas (opcional, para variar o sabor)
Modo de preparo
- Lave e descasque as bananas da terra. Com uma faca afiada ou um mandolim, corte as bananas em rodelas bem finas.
- Se for fritar: aqueça o óleo em uma panela pequena até ficar quente, mas sem soltar fumaça. Frite as rodelas em pequenas porções até dourarem e ficarem crocantes. Escorra em papel toalha e tempere com sal.
- Se preferir assar: unte uma assadeira com azeite, espalhe as rodelas sem sobrepor e pincele um pouco de azeite por cima. Asse em forno a 180 °C por 20 a 30 minutos, virando na metade do tempo, até ficarem douradas e crocantes.
- Finalize com uma pitada de sal e, se quiser, polvilhe um pouco de páprica doce ou ervas secas para dar um toque a mais.
Dica extra:
Para garantir crocância, certifique-se de que as rodelas estejam bem finas. E se quiser armazenar, espere esfriar completamente antes de guardar em pote fechado — elas ficam crocantes por vários dias, desde que bem secas.

Roberta Donatte é formada em gastronomia pelo SENAC São Paulo e especialista em receitas lowcarb, também conhecidas como receitas FIT. Produz conteúdo de receitas culinárias doces e salgadas no Correio do Interior diariamente, bem como no Jornal Região. Também tem materias publicadas no portal Terra na sessão de culinária.







