6 de janeiro de 2020 - Atualizado: 06 jan 2020 às 14:54
Um velho problema volta a ”assombrar” algumas cidades neste começo de Verão: os riscos de epidemia de Dengue, causadas pelo mosquito Aedes Aegypt. Tanto é que cidades como Cabreúva, Sorocaba, Salto e Votorantim já entraram em estado de alerta para um possível risco de epidemia da doença.
Técnicos da Zoonoses de Sorocaba já estão trabalhando no combate aos focos das larvas do mosquito da dengue. Já foram detectados 1.070 casos de dengue e 89 de Chikungunya somente em Dezembro do ano passado na cidade. Segundo Thais Buti, chefe da Zoonoses, vários fatores podem ter causado o aumento dos casos, principalmente de pessoas que contraíram a Dengue em outras cidades.
”Então, vamos ter uma circulação maior do vírus na cidade e um aumento do mosquito. Isso é favorável a uma possível epidemia. A gente tem o risco de uma próxima epidemia, então precisamos estar em alerta”. Diz Thais Buti
Thaís ainda reforça para a população quais são os cuidados básicos que se deve ter para evitar a proliferação das larvas de Aedes Aegipty nas residências: “Nos vasos sanitários e ralos é necessário colocar sabão em pó, principalmente se a pessoa for viajar. Remover qualquer recipiente que esteja no quintal e possa pegar chuva e evitar qualquer água parada na residência”.
Todos direitos reservados © - 2022