23 de outubro de 2019 - Atualizado: 23 out 2019 às 11:03
Um dos péssimos hábitos de comportamento do cidadão sorocabano no trânsito gerou um aumento exponencial de multas, segundo a Urbes, durante esses últimos 10 anos: a indicação, por meio de sinal de luz da direção tomada pelo automóvel, que é o famigerado ato de ”dar a seta”.
O levantamento da principal empresa que gerencia o trânsito na cidade, a pedido do Jornal Cruzeiro do Sul, constatou que, desde 2009, as multas aplicadas pela não indicação da seta aumentaram em 343%. Tal hábito virou até motivo de piadas e memes nas redes sociais.
Essa atitude muito mal-educada gera desconforto para quem segue rigorosamente as leis de trânsito. Segundo o taxista José Raimundo, é raro ver na cidade alguém que dê a seta: ”Toda hora tem isso. Quase ninguém usa”, diz. “Aí, quando tem um que dá seta, a gente se pergunta: será que ele esqueceu, ligou por engano?”
Segundo o especialista em mobilidade urbana, Renato Campestrini, a falta da seta é o maior motivo de colisões laterais, envolvendo motociclistas. “Muitos desses acidentes acontecem em razão da falta de sinalização de mudança de faixas”, diz. “É algo sério, pois quando o condutor deixa de sinalizar uma conversão, um retorno, uma mudança de faixa, o risco de um acidente é alto”. Quem também correm riscos de sofrer um acidente são os pedestres: “É preciso que os condutores tenham um pouco mais de atenção, sinalizem de forma antecipada os movimentos, não só para evitar autuações, mas para evitar acidentes”.
O que diz a Urbes?
Conforme a Urbes, são realizadas campanhas frequentes de conscientização na cidade. “O setor de Educação para o Trânsito realiza ações para conscientizar os condutores sobre a importância de dirigir com atenção, responsabilidade, cuidado e gentileza, a fim de que vidas sejam preservadas”.
Vale lembrar que deixar de indicar com antecedência, com braço ou a seta, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação, rende multa de R$ 195,23, e cinco pontos na carteira de habilitação. A infração é considerada grave.
Todos direitos reservados © - 2022