3 de janeiro de 2020 - Atualizado: 03 jan 2020 às 10:54
Os números da dengue preocupam em Itapetininga. Em 2019 os casos tiveram números elevados em comparação com 2018, o aumento de casos da doença ultrapassam 700%. De acordo com o último levantamento da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga foram registrados até o dia 17 de dezembro 118 casos da doença, no ano anterior de janeiro a dezembro foram registrados 14 casos.
A melhor maneira de combater a dengue é o cuidado para evitar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e também da zika e chikungunya. Com as pancadas de chuva e as altas temperaturas, a população deve estar atenta.
O Aedes aegypti vive em ambiente público e domiciliar. O poder de reprodução é enorme. O ovo do mosquito da dengue, consegue sobreviver por mais de um ano, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Por isso, para a prevenção dessas doenças, é fundamental evitar o acúmulo de água parada que não pode ser protegida.
No primeiro semestre de 2019 o setor de saúde da cidade somou 1.627 notificações de mato alto e sujeira acumulada nos imóveis. As multas atingiram 196 pessoas, os demais limparam a área apontada pelos moradores e fiscais da prefeitura. As ausências de muros e calçadas sujas observaram-se em 512 imóveis. Deste total, 101 proprietários não tomaram providências e foram multados, os demais resolveram o problema apontado.
Em 2018, a administração municipal registrou também 1.152 notificações aos proprietários de terreno com sujeira e mato alto. Uma pequena parte se converteu em multas, precisamente 205 imóveis. Os demais donos fizeram a remoção dos resíduos e mato alto dentro da data estabelecida pela lei municipal. Relativos à falta de muro e calçada suja, foram 471 autos de infrações, deste total, a fiscalização emitiu 83 multas. Já a outra parcela solucionou o problema apontado.
A multa alcança até R$ 1.625. O valor vai para a dívida ativa do cadastro do imóvel e no caso do veículo é uma infração de trânsito que, de acordo com o Artigo 172, é considerada média, com multa, além de 4 pontos na CNH.
Todos direitos reservados © - 2022