Carreta da Mamografia prestará atendimento em Mairinque em fevereiro

Igor Juan - Correio do Interior

16/01/2020 l Atualização 16/01/2020 às 10:42

Será realizado em Mairinque do dia 3 à 8 de fevereiro, o atendimento a mulheres  que precisem realizar exames de mamografia.  O programa “Mulheres de Peito”, idealizado pelo Governo do Estado, está disponibilizando na cidade, uma carreta  conhecida como “Carreta da Mamografia”, para realizar os exames.

A realização da ação na cidade é uma parceria entre o Governo Estadual com a Prefeitura, a pedido do parlamentar Túlio Camargo (PRP) e o Deputado Estadual, Marcio Nakashima (PDT).

Essa é a segunda vez em que ação é realizada na cidade, a primeira foi em 2017, no qual 500 mulheres foram atendidas, incluindo pessoas de cidades vizinhas, como São Roque, Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado. O mutirão tem como objetivo viabilizar o exame, que identifica o câncer de mama.

A Carreta da Mamografia ficará estacionada na Praça Senador José Ermírio de Moraes – Praça da Vila Sorocabana, e irá atender das 9h às 17h. Mulheres de 35 à 49 anos, poderão fazer o exame de mamografia, levando o pedido médico do exame (guia), cartão SUS – Sistema Único de Saúde, e RG.

Mulheres a partir de 50 anos poderão fazer o procedimento apresentando apenas o RG e cartão SUS.

O Vereador Túlio destaca que solicitou a vinda do programa à Mairinque, com o objetivo de diminuir a demanda do exame as mulheres da região, já que a realização deste exame é feita apenas em outras cidades, o que gera um tempo longo de espera.

Câncer de Mama

Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. No ano de 2018, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *