24 de abril de 2020 - Atualizado: 24 abr 2020 às 14:09
A Prefeitura de Campinas anunciou um dado bastante animador sobre a pandemia de coronavírus na cidade. O isolamento social fez com que o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, doença relacionada com a COVID-19, baixasse significativamente, de 80 casos suspeitos, no dia 30 de março, para 20, neste dia 23 de abril.
Andrea Von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Campinas, explicou que dois fatores ajudaram para que esses números baixassem: além do isolamento social, o engajamento da população na Campanha de Vacinação contra gripe também foi muito importante: ”No momento que começou a vacinação antes, deu tempo para as pessoas produzirem anticorpos de defesa e isso reduziu o agravamento de casos de problemas respiratórios”.
Essa redução irá ocasionar uma queda na ocupação de leitos de UTI nos hospitais de Campinas. Segundo a prefeitura, no dia 20 de março, 80% dos leitos de UTI estavam ocupados, no entanto, a partir do dia 23 de março, com o isolamento social, o índice caiu e está em 60%.
“Isso é reflexo de não ter a cirurgia eletiva, reflexo da diminuição de traumas, porque as pessoas estão se deslocando menos e também claro de diminuir o contágio de doenças respiratórias porque não existe aglomeração”.
Todos direitos reservados © - 2022