Um desentendimento familiar terminou em tragédia na noite desta sexta-feira (9), no bairro Jardim Harmonia, em Sorocaba. Pedro Valentim Neto, de 38 anos, foi morto a tiros após uma discussão com o próprio primo, um adolescente de 17 anos. O jovem foi apreendido em flagrante pela Polícia Militar pouco depois do crime.
O Crime
De acordo com o boletim de ocorrência registrado no Plantão Policial, o homicídio ocorreu na Rua Melo Freire. Testemunhas e investigações preliminares indicam que, após bater boca com a vítima, o adolescente deixou o local e foi até a casa de seu irmão. Lá, ele se armou e retornou ao encontro de Pedro.
Sem dar chances de defesa, o jovem efetuou diversos disparos contra o primo. Pedro Valentim Neto não resistiu à gravidade dos ferimentos e teve o óbito confirmado ainda no local pela equipe de resgate.
Apreensão e Investigação
A Polícia Militar agiu rápido e localizou o suspeito logo após o ataque. Durante a diligência, os agentes encontraram a arma utilizada no crime — uma carabina calibre .44 — escondida na residência do irmão do adolescente.
Dinâmica do armamento: O registro policial aponta que o irmão do atirador teria recolhido a arma logo após os disparos, tentando ocultá-la novamente na residência.
A Polícia Científica realizou a perícia no local do crime, onde foram recolhidos quatro estojos deflagrados.
Desfecho Jurídico
O adolescente foi conduzido à delegacia e responderá por ato infracional análogo ao crime de homicídio. O irmão do jovem também foi detido e permaneceu à disposição da Justiça, devido ao envolvimento com a guarda da arma e possível favorecimento pessoal.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba.
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.
