11 de novembro de 2021 - Atualizado: 09 mar 2022 às 10:42
O mês de dezembro reserva um belo fenômeno espacial que poderá ser visto por poucas pessoas, dependendo da área onde se encontram e das condições climáticas. No dia 17 de dezembro, um asteroide de 800m passará perto da Terra, e sua trajetória pode ser vista por meio de lunetas e telescópios.
Após passar e sobrevoar cerca de 5,4 milhões de quilômetros perto da atmosfera terrestre, ele seguirá seu caminho no espaço sideral, e por conta disso não irá cair na Terra. O horário ideal para observar o corpo celeste passando é no período da tarde.
Apesar de ser inofensivo, asteroides deste tamanho podem ser muito perigosos, segundo a NASA, pois em caso de colisão com a Terra, eles podem matar muitas pessoas, gerando tragédias catastróficas.
Felizmente a NASA possui não só sistemas de monitoramento para caso isso ocorra, no entanto, e diferente dos filmes de ficção científica, impedir a colisão de um corpo celeste enorme com a Terra é algo muito difícil.
Primeiro porque a ação precisa ser feita em um curtíssimo espaço de tempo, pois a velocidade em que um hipotético asteroide atinge em contato com a atmosfera terrestre é extremamente rápido, e não há margem para erros.
Isso se deve ao fato de que é necessário calcular a rota de colisão do asteroide, e o que aconteceria se ele fosse explodido no ar, pois seus detritos podem continuar caindo na órbita terrestre, não evitando consequências graves.
Todos direitos reservados © - 2022