
O Brasil abriga 168 pessoas registradas com o nome “Hitler”. Isso mesmo: cento e sessenta e oito brasileiros carregam o mesmo nome do ditador responsável pelo extermínio de cerca de 6 milhões de judeus e outras minorias durante a Segunda Guerra Mundial.
Mas ele não é o único nome polêmico encontrado nos registros civis. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há também 47 pessoas chamadas Herodes — o rei romano conhecido por ordenar a morte de rabinos e até de membros da própria família.
A pesquisa mostra ainda a força dos nomes ligados à política e à cultura pop. Entre os sobrenomes, 2.452 brasileiros usam “Lula”, enquanto 241 adotam “Bolsonaro”. Já entre as celebridades internacionais, há 2.811 Rihannas, 393 Shakiras e 36 Madonnas espalhadas pelo país.
No futebol, o levantamento revela uma curiosidade: há mais Maradonas do que Pelés. São 128 registros com o nome do craque argentino e 75 com o do ídolo brasileiro. Os fãs de Lionel Messi foram ainda mais longe — o IBGE identificou 363 pessoas com seu nome. E o mais popular entre os boleiros é Neymar: 2.443 brasileiros foram batizados em homenagem ao atacante.
Os dados fazem parte da segunda edição do levantamento de nomes mais comuns do Brasil, divulgada nesta terça-feira (4/11). A atualização tem como base o Censo Demográfico 2022 e sucede a primeira versão, publicada em 2016 com informações do Censo 2010.

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.




