25 de novembro de 2021 - Atualizado: 25 nov 2021 às 19:30
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse em entrevista para uma rádio na Bahia, na manhã desta quinta-feira (25), que o Brasil pode ter que cancelar o Carnaval de 2022, por conta da pandemia de Covid-19. No entanto, ele rechaçou a necessidade de adotar outras medias para evitar uma quarta onda da doença.
Bolsonaro explicou que, ”se dependesse dele”, o Carnaval de 2022 seria adiado de novo. No entanto, essa decisão cabe à governadores e prefeitos, pois o STF definiu que as medidas para combater a pandemia sejam feitas por eles.
Aliás, essa não é a primeira vez que Bolsonaro criticou a realização do Carnaval, culpando a festividade pela disseminação da Covid-19 no país. Sem provas, ele argumentou que declarou, em 2020, estado de emergência por conta da pandemia, e que os governadores ‘não teriam cumprido”, realizando o Carnaval e trazendo a pandemia para o Brasil.
Em relação à um possível lockdown, novamente Bolsonaro se mostrou mais preocupado com a Economia, do que com as vidas humanas. Para ele, se os Estados decretassem novamente o fechamento do Comércio, a Economia do Brasil iria parar, só piorando a recessão econômica.
No entanto, na mesma fala, Bolsonaro adotou um tom diferente em relação ao assunto, dizendo estar apenas ”preocupado que isso ocorra”. Vale lembrar que, no começo da pandemia, o presidente tentou por diversas vezes impedir o lockdown nos Estados, mas sem sucesso, no STF. Se haver necessidade de adotar essa medida, aparentemente Bolsonaro não pretende se opor de maneira radical.
Todos direitos reservados © - 2022