23 de fevereiro de 2022 - Atualizado: 23 fev 2022 às 21:32
Os brasileiros agora tem um novo modelo unificado de RG. O presidente Bolsonaro estabeleceu um decreto no dia 23 de fevereiro que cria um RG único país.
O novo RG único passará a ser emitido já em 1º de março de 2022.
O novo RG terá duas versões, físico e digital, e terá incluso o CPF. Sobretudo todos os brasileiros de modo obrigatório deverá ter o novo documento até 6 de março de 2023.
De acordo com o governo, o documento deve simplificar os serviços públicos ao cidadão e coibir fraudes. Atualmente, uma mesma pessoa pode ter um número de RG em cada um dos estados brasileiros, o que aumenta a chance de fraudes diversas ao governo.
Sobretudo o novo RG geral também poderá ser usado em viagens nacionais e internacionais, já que terá o código MRZ presente de passaporte.
Por fim o tradicional RG de cada estado em modo impresso deverá ser extinto em até 10 anos.
Para emitir o novo RG o cidadão terá de procurar as secretarias de Segurança Pública estaduais. A emissão do documento será gratuita.
Ao receberem o pedido de cada pessoa, as respectivas secretarias validarão a identificação pela plataforma do governo federal, o Gov.br. No momento em que receberem o documento em papel ou em policarbonato (plástico), as pessoas poderão acessá-lo também pelo aplicativo.
Quem tem o RG nos moldes atuais poderá usá-lo por até 10 anos. Depois, será necessário mudar para RG único.
Por fim idosos com mais de 60 anos não precisarão fazer o novo RG único, podendo usar o atual padrão por tempo indeterminado.
Todos direitos reservados © - 2022