
Nada como o cheirinho de biscoito de polvilho assando no forno para trazer à memória um fim de tarde no interior de Minas Gerais, com café passado na hora e prosa boa. Essa receita tradicional é simples, mas carrega história, afeto e sabor.
Como fazer polvilho assado mineiro
O biscoito de polvilho assado, além de leve e crocante, é uma ótima pedida para acompanhar o café ou servir de lanche caseiro para toda a família. Feita com poucos ingredientes, ela é prática e perfeita para quem busca aquele sabor mineiro autêntico em casa.
Ingredientes
- 500 g de polvilho azedo
- 1 xícara (chá) de óleo (preferencialmente de milho ou girassol)
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (chá) de sal (ajuste conforme o gosto)
- 2 ovos
- Água quente (quantidade aproximada: ½ xícara, se necessário, para dar o ponto)
Modo de preparo
- Escaldando o polvilho
Em uma tigela grande, coloque o polvilho azedo e o sal. Em uma panela, leve o leite e o óleo ao fogo até levantar fervura. Com cuidado, despeje essa mistura quente sobre o polvilho, mexendo bem com uma colher de pau. Esse processo chama-se escaldar o polvilho, e é o que dá a textura correta ao biscoito. - Incorporando os ovos
Deixe a massa amornar um pouco. Em seguida, adicione os ovos, um de cada vez, mexendo bem a cada adição. A massa deve começar a ganhar liga e ficar mais cremosa, mas ainda densa. Se estiver muito firme, adicione um pouco de água quente, aos poucos, até chegar ao ponto de massa macia, que escorra lentamente de um saco de confeitar, mas sem ficar líquida. - Modelagem dos biscoitos
Com a massa pronta, transfira para um saco de confeitar com bico largo ou use um saco plástico limpo com a ponta cortada. Em uma assadeira sem untar, modele os biscoitos no formato de palitos ou argolas, mantendo espaço entre eles, pois crescem um pouco no forno. - Assando
Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 a 35 minutos, ou até que fiquem secos e levemente dourados por fora. O tempo pode variar conforme o forno e o tamanho dos biscoitos, então é bom acompanhar de perto.
Sirva quentinhos, recém-saídos do forno, ou conserve em um pote bem fechado para manter a crocância. Esse biscoito de polvilho assado é leve, crocante e irresistivelmente mineiro. Ideal para café da manhã, lanche da tarde ou aquela hora em que bate a saudade de casa.

Roberta Donatte é formada em gastronomia pelo SENAC São Paulo e especialista em receitas lowcarb, também conhecidas como receitas FIT. Produz conteúdo de receitas culinárias doces e salgadas no Correio do Interior diariamente, bem como no Jornal Região. Também tem materias publicadas no portal Terra na sessão de culinária.







