5 de novembro de 2021 - Atualizado: 05 nov 2021 às 15:53
Um caso raro no Brasil assustou muitas pessoas após ser publicamente divulgado, um bebê nasceu com uma cauda de 12 centímetros e uma bola na extremidade, e chamou a atenção do corpo médico do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza.
O bebê nasceu prematuro, de 35 semanas, no início de 2021. O caso foi reportado pelo Journal of Pediatric Surgery Case Reports .
Quando divulgado imagens do bebê passaram a ser compartilhadas em redes sociais, sendo denominado como “O Bebê Diabo”. Os médicos explicaram que todos os bebês desenvolvem uma cauda embrionária no útero entre quatro a oito semanas de gestação. Ela é reabsorvida pelo corpo, mas, no caso desse bebê, seguiu crescendo, chegando a 12 cm. Já a bola na extremidade, media 4 cm.
Exames foram feitos e nenhuma alteração no quadro neurológico do bebê foi constatada. Ele também não tinha outras alterações sistêmicas além do apêndice cutâneo. Por esse motivo, a remoção foi simples.
Em janeiro de 2019 um caso parecido foi registrado na Colômbia.
O bebê colombiano nasceu porém com uma cauda de 13 centímetros no fim das costas por causa de um erro genético, ao que apontado pelos médicos a época. A cauda não tinha relação com a coluna vertebral e nem com o sistema nervoso, e pode ser retirada através de uma cirurgia simples de retirada, e levou cerca de uma hora.
Todos direitos reservados © - 2022