5 de abril de 2022 - Atualizado: 05 abr 2022 às 13:11
A bancada do Prefeito Toninho Gemente, formada pelos vereadores Túlio Camargo, Eliane Lyão, André da Terraplanagem, Biula, Paulo Marrom, Robertinhk Ierk, Rodrigo do Vitória e Jackson, criaram uma verdadeira blindagem contra Requerimentos na Câmara Municipal.
Na sessão desta segunda, 04, Requerimentos que questionavam e cobravam a manutenção de bairros como Jardim Vitória, Arco Iris e Pantojo, ampliação e reparo na iluminação pública, informações sobre serviço funerário, locação de máquinas e outros, foram sumariamente rejeitados.
O Vereador Túlio Camargo, líder da base alegou que a falta de cargos comissionados seria o principal motivo das rejeições, para evitar que os questionamentos feitos pelos vereadores atarefe os Secretários Municipais. Na tribuna, a vereadora Emily Idalgo usou a seguinte expressão “quanto mais transparência, mais confiança”, repudiando a manobra da base de barrar os requerimentos dirigidos ao Executivo.
Nesta semana, o Vereador Bruno publicou em sua rede social que protocolou todos os requerimentos diretamente na Prefeitura. Isso é possível, com fundamento no artigo 5° da Constituição e Lei Federal n° 12.527/2011 – Lei de Acesso a Informações Publicas, independentemente de votação na Câmara.
Esta atitude de rejeitar requerimentos e outras proposituras dos vereadores é regimental, mas, pode parecer imoral. A partir do momento em que este dispositivo é utilizado para blindar o Executivo, evitando que este seja questionado ou requisitadas informações públicas, os vereadores da base podem sofrer com a opinião pública, o que afeta diretamente a popularidade destes políticos.
Todos direitos reservados © - 2022