Bank OF Gana – BoG e GCB Bank vão ter moeda digital
PUBLICIDADE

Bank OF Gana – BoG e GCB Bank vão ter moeda digital

Igor Juan

4 de junho de 2021
Atualização:04 jun 2021 às 15:17

O Banco de Gana – GCB Bank está trabalhando para a introdução de um experimento de moeda digital para banco central.

Falando durante uma entrevista coletiva na capital de Gana, Accra, na segunda-feira, Ernest Addison, governador do banco central do país, revelou que o BoG estava em estágios avançados de criação de um CBDC.

Como parte de seu discurso, Addison disse que o e-cedi está planejado para passar por fases de desenvolvimento e avaliação antes que uma decisão seja tomada sobre um lançamento nacional.

De acordo com o presidente do Bank Of Gana – BoG, a fase final envolverá um estudo piloto para finalizar as questões relativas à viabilidade antes que o CBDC entre em circulação nacional.

Detalhando o processo feito até agora, Addison disse que a fase de design já está em fase de conclusão com a equipe de implementação em espera para a fase dois. O estudo piloto supostamente envolverá uma implementação limitada do e-cedi planejado para pagamentos por instrumentos móveis.

“A partir desse piloto, seremos capazes de determinar se isso será viável e que tipo de coisas precisam ser ajustadas para que funcione de forma eficaz”, acrescentou o presidente do banco central.

Segundo Addison, o país busca ser pioneiro no desenvolvimento do CBDC no continente, afirmando:“O Banco de Gana foi um dos primeiros bancos centrais africanos a declarar que estávamos trabalhando em uma moeda digital com base no conceito de e-cedi”

De fato, conforme relatado anteriormente pelo Cointelegraph, o BoG tem explorado a possibilidade de criar um CBDC desde o final de 2019. Em junho de 2020, o banco central confirmou que estava pronto para testar um projeto experimental de e-cedi.

Comentando sobre Bitcoin (BTC) e criptomoedas, o presidente do banco central alertou os investidores para serem cautelosos com a volatilidade das moedas virtuais. De acordo com Addison, a natureza instável dos preços das criptomoedas as torna inadequados como unidade contável e meio de troca.

Em vez disso, Addison pediu mais ênfase no dinheiro digital emitido pelo banco central, que o governador do BoG identificou como uma forma melhor de moeda digital do que as criptomoedas públicas.

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e chegacam informações dos fatos diariamente notíciados no jornal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *