17 de novembro de 2021 - Atualizado: 09 mar 2022 às 11:32
Por conta da pandemia de covid-19, as vendas por e-commerce saltaram exponencialmente, de 2019 para 2021. Com a retomada econômica e chegada da Black Friday, um dos eventos mais aguardados pelo varejo neste semestre, as compras online devem aumentar novamente, junto com os casos de crimes cibernéticos.
Segundo a Axur, uma empresa que monitora ações criminosas na internet, crimes de pishing, uma das práticas mais comuns dos hackers, aumentaram 36,8% entre novembro de 2019 e novembro de 2020. Para 2021, a tendência é para um novo aumento.
Faça sempre uma pesquisa de preços em lojas de credibilidade, e duvide sempre de promoções ”muito altas” ou valores de produtos ”baratos demais”, pois podem ser uma isca para você cair em um golpe digital.
Spans, mensagens de SMS e mensagens de WhatsApp são os principais canais de Comunicação dos bandidos, para realizar os crimes, e para evitar isso, é necessário não abrir, ou deletar imediatamente mensagens desse tipo. Se vierem no celular, bloqueie o número imediatamente.
A maioria dos sites falsos praticamente ”evidencia” que alguém está tentando dar um golpe em você. Se a página não abrir, ou aparecer mensagens de vírus, ou se o site apresentar erros de grafia, é porque é falso.
Sempre é bom lembrar que crimes como esses são passiveis de sanções legais, tanto no Procon, quanto no Código Penal, inclusive podendo indiciar os acusados por formação de quadrilha e estelionato.
Todos direitos reservados © - 2022