×
☰menu
PUBLICIDADE

Axur lista os golpes mais comuns aplicados na Black Friday

Gabriel Kazuo

17 de novembro de 2021
Atualização:17 nov 2021 às 16:14

Por conta da pandemia de covid-19, as vendas por e-commerce saltaram exponencialmente, de 2019 para 2021. Com a retomada econômica e chegada da Black Friday, um dos eventos mais aguardados pelo varejo neste semestre, as compras online devem aumentar novamente, junto com os casos de crimes cibernéticos.

Segundo a Axur, uma empresa que monitora ações criminosas na internet, crimes de pishing, uma das práticas mais comuns dos hackers, aumentaram 36,8% entre novembro de 2019 e novembro de 2020. Para 2021, a tendência é para um novo aumento.

Medidas para evitar crimes cibernéticos

  • Desconfie sempre

Faça sempre uma pesquisa de preços em lojas de credibilidade, e duvide sempre de promoções ”muito altas” ou valores de produtos ”baratos demais”, pois podem ser uma isca para você cair em um golpe digital.

  • Não acredite em nada que venha por meio de e-mails, redes sociais e WhatsApp

Spans, mensagens de SMS e mensagens de WhatsApp são os principais canais de Comunicação dos bandidos, para realizar os crimes, e para evitar isso, é necessário não abrir, ou deletar imediatamente mensagens desse tipo. Se vierem no celular, bloqueie o número imediatamente.

  • O endereço da URL ”entrega sites falsos”

A maioria dos sites falsos praticamente ”evidencia” que alguém está tentando dar um golpe em você. Se a página não abrir, ou aparecer mensagens de vírus, ou se o site apresentar erros de grafia, é porque é falso.

  • Denuncie

Sempre é bom lembrar que crimes como esses são passiveis de sanções legais, tanto no Procon, quanto no Código Penal, inclusive podendo indiciar os acusados por formação de quadrilha e estelionato.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *