Aumento de IPTU não é só problema em São Roque, em Mairinque moradores passam a questionar valor e taxas

Aumento De Iptu Não É Só Problema Em São Roque, Em Mairinque Moradores Passam A Questionar Valor E Taxas

Neste início de 2025 os moradores de São Roque foram surpreendidos com o valor elevado da cobrança do IPTU, valores que assustaram muitas pessoas, em casos que quem antes pagava R$ 800, de modo repentino, recebeu uma cobrança de R$ 8 mil.

O problema desencadeou uma série de manifestações populares, pelas ruas da cidade, bem como pelas redes sociais e até mesmo virou assunto da Câmara de vereadores para debater anulação da cobrança. Em sessão da câmara de vereadores de terça-feira (11/03), os vereadores aprovaram um decreto que pede a anulação da cobrança e um estudo para rever os valores cobrados. Esse decerto foi enviado ao Prefeito Guto Issa que agora como chefe do executivo municipal deve avaliação de vai seguir ou não esse decreto, ou usar uma análise jurídica para trabalhar o decerto.

A questão da cobrança do IPTU também é um problema na cidade vizinha – Mairinque, os carnes passaram a ser entregue aos moradores e alguns se assustaram com os valores cobrado com aumento de 15%.

Nas redes sociais já se vê alguns moradores questionando o valor do IPTU de Mairinque no carnê 2025. Na manhã desta quinta-feira (13/03), um morador da cidade destacou que seu carnê teve um aumento de 15% e que 79% representa a coleta de lixo do valor geral de 100% da cobrança, mas que a coleta de lixo na cidade está sem funcionamento regular em que há dias que ocorrem e dias não.

O Jornal Correio do Interior tem recebi inúmeras reclamações de moradores sobre a regularidade do serviço de coleta de lixo em diferentes bairros, a prefeitura foi procurada, especificamente a assessoria de comunicação sob seu representante Lucas Di Mario, mas o assessor da Prefeitura adotou regras de não atender ao Correio do Interior e muitos menos demais jornais.