Atleta de São Roque representará o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

Atleta de São Roque representará o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

O Brasil contará mais uma vez com o talento de uma atleta de São Roque em sua delegação olímpica. Ana Carolina Azevedo, velocista classificada para as provas dos 100m e 200m rasos, levará o nome da cidade para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Formação e Carreira da Atleta de São Roque representará o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

Embora nascida em Pedro de Toledo, Ana Carolina considera-se são-roquense. Ela treinou por sete anos no Quintinão e defendeu as cores do Grêmio União Sanroquense (GUS) na maior parte de sua carreira. Foi no GUS que ela se federou e chegou à elite do atletismo nacional.

“Eu também fiz umas provas de salto em distância, mas meu foco sempre foi nos 100m e nos 200m. Comecei no Pré-Mirim, quando ainda era só 150m e 60m. Treinava na brita do Quintinão e, de terça e quinta, o treino era no Grêmio. Só tinha contato com pista oficial quando ia competir”, contou Ana.

Inspiração e Superação

Aos 13 anos, Ana assistiu a colega Geisa Arcanjo alcançar a final olímpica, o que a inspirou profundamente. “Ela morava em uma rua abaixo da minha, o pai dela tinha uma pizzaria perto. Eu lembro que a gente se reuniu pós-treino na lanchonete do Grêmio para assistir. Isso me inspirou, porque a gente vê que uma pessoa saiu dali e chegou onde chegou, então a gente poderia fazer igual”, relembra.

Apesar do fechamento da escolinha de atletismo após acusações de assédio contra seu treinador, Luciano da Silva, Ana não perdeu a motivação. “É triste ver acabar assim. Poderia ter tantos talentos lá. É frustrante você ver o lugar onde você começou não ser mais uma base. Depois de mim precisa ter outros atletas correndo melhor que eu, porque é safra. Isso me entristece e preocupa”, lamenta.

Carreira Olímpica e Vida Pessoal

Paris será sua segunda Olimpíada. Ana competiu nos 200m nos Jogos de Tóquio e foi quarta colocada no revezamento 4x100m do Mundial de Revezamentos de 2019. Na Vila Olímpica do Japão, conheceu sua noiva, a boxeadora Bia Ferreira, medalhista olímpica e campeã mundial. As duas moram juntas em São Paulo.

Inspirada na companheira multicampeã, Ana vive a melhor fase de sua carreira. Este ano, ela correu seu recorde pessoal nos 100m (11s18) e nos 200m (22s91), posicionando-se entre as top 8 de todos os tempos no Brasil.

Laços com São Roque

Ex-aluna da EMEF Maria Aparecida de Oliveira Ribeiro e do Maney Lane, Ana mantém contato com ex-colegas e professores, e sempre que pode, visita São Roque acompanhada da noiva. “Ela disse que voltaria todo dia, se pudesse”, compartilha.

Planos para o Futuro

Após os Jogos, Ana e Bia planejam passear pelo Roteiro do Vinho em São Roque, atividade que ainda não realizaram. Quem sabe, elas tragam uma medalha olímpica para acompanhar o passeio.

A presença de Ana Carolina Azevedo nas Olimpíadas de Paris 2024 é um orgulho para São Roque, representando a cidade e inspirando futuras gerações de atletas.