
Um recurso já utilizado pela Prefeitura de São Roque, o uso de drones para fazer o georreferenciamento de terrenos e imoveis para atualizar e aprimorar o cadastro imobiliário- IPTU, deve ser usado em Mairinque, isso porque prefeito Eduardo Thomaz (PL) durante uma live em sua rede social na noite de quarta-feira (26/03).
O objetivo da iniciativa é integrar as informações da Secretaria de Planejamento, do Setor de Tributação e de outros departamentos municipais, permitindo uma base de dados mais precisa e eficiente. Na fase inicial, o foco será a estruturação e disponibilização das informações existentes nos bancos de dados da prefeitura.
Ao final do processo, Mairinque contará com um mapa atualizado e detalhado de todos os imóveis da cidade, incluindo dados sobre o padrão das construções. Atualmente, muitas residências e até prédios ainda estão cadastrados como terrenos sem edificações, o que impacta diretamente a arrecadação do IPTU e a gestão urbana.
Além de corrigir inconsistências no cadastro imobiliário, o georreferenciamento permitirá à administração municipal armazenar e utilizar informações estratégicas sobre o desenvolvimento da cidade. Segundo o prefeito, a medida é uma das ações prioritárias da gestão para melhorar a eficiência da administração pública e garantir um planejamento urbano mais preciso.
Assuntos do momento:

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.