Avanço do oceano pode causar estragos não só em Santos, mas em várias cidades brasileiras costeiras no futuro inclusive, que são extremamente populosas. Entenda
8 de abril de 2021 l Atualização: 08 abr 2021 às 18:35
O Aquecimento Global continua sendo um grande problema que a humanidade terá que lidar no futuro. Um deles é o aumento no nível dos oceanos. Esse problema ambiental pode acabar destruindo várias cidades litorâneas, e Santos (SP) é uma delas.
Segundo o NOAA, organização que estuda o aumento no nível do Oceano Atlântico no Brasil, m0stra que ele deve ficar 2,5m mais alto até 2100. Esse avanço no mar pode fazer com que várias cidades litorâneas tenham que evacuar bairros, que seriam completamente tomados pela água.
Com base nesses estudos, foi revelado que dois bairros da cidade santistas não existirão mais até a chegada de 2100- o Ponta da Praia e o Bairro Aparecida. Ambos seriam engolidos pelo mar e necessitariam de uma evacuação em massa.
Mas, esse cenário não é exclusivo só de Santos. Diversas cidades importantes pelo Brasil, como Rio de Janeiro, Salvador e Porto Seguro, por exemplo, correm risco de desaparecer caso o nível do mar aumente. Em diversos países do Mundo, também há esse receio que cidades importantes no litoral sumam de vez.
O Aquecimento Global é causado pelo excesso de poluentes dispersados na atmosfera, provocados pela ação humana. Esse fenômeno gera uma série de eventos climáticos fora do comum, como calor extremo, frio extremo, chuva extrema e seca extrema.
Outro efeito é o derretimento das geleiras no Ártico e na Antártida, que faz com que o nível do mar suba e acabe invadindo as áreas costeiras. Vários países em forma de ilhas, na Oceania, por exemplo, podem desaparecer por completo no futuro por causa disso.
Também, várias universidades de pesquisa que escudam a Oceanografia desenham possíveis mudanças que os continentes possam sofrer, no próximo século, devido ao avanço do mar e destruição de cidades importantes para a Economia e Turismo, além do clima descontrolado.
Todos direitos reservados © 2016-2021