
Um anúncio de venda de peixe com preço de R$ 21,80 o kilo, despertou atenção de muitas pessoas em São Roque na manhã desta sexta-feira (21/03), que foram até a loja de pescados localizada na região central de São Roque.
O problema em questão é que muitos clientes ao chegarem no local, sentiram enganados e revoltados ao saberem que o valor anunciado pelas redes sociais, por meio de uma página nas redes sociais, contratada pela loja a fazer o anúncio, não era real. O caso, que rapidamente ganhou repercussão local, levou clientes a acionarem o Procon para garantir seus direitos como consumidores, isso porque o valor do peixe, especificamente file de tilápia, não era de R$ 21,80. O valor era superior, ao anunciado.
O Procon foi acionado por diversos clientes que se sentiram lesados. Conforme o artigo 30 do CDC estabelece que toda oferta publicitária vincula o fornecedor, obrigando-o a cumprir o que foi anunciado. Caso contrário, o consumidor pode exigir o cumprimento da oferta ou buscar reparação por eventuais danos com ajuda do Procon, ou pequenas causas na Justiça.
A loja, por sua vez, alegou que o preço divulgado foi resultado de um erro da página a princípio contratada a fazer uma propaganda ao estabelecimento e que não houve intenção de enganar os consumidores.
O caso segue em análise pelo Procon, que avaliará se houve descumprimento das normas de defesa do consumidor. Enquanto isso, o episódio serve como alerta para empresas sobre a importância de revisar cuidadosamente suas campanhas publicitárias, evitando, transtornos e prejuízos à imagem da marca.
A polêmica também reacende o debate sobre os direitos dos consumidores e a necessidade de fiscalização rigorosa para coibir práticas abusivas no mercado.
Assuntos do momento:

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.