26 de julho de 2021 - Atualizado: 08 mar 2022 às 21:32
É fato que hoje, no atual contexto da Economia brasileira, os preços do gás de cozinha e da energia elétrica estão mais caros, e por conta disso, há a necessidade de se economizar, para não pagar um preço alto na conta de luz e de gás. Por isso, muitos sorocabanos estão mudando seus hábitos, para se readaptar a essa realidade.
Segundo a Aneel, a conta de luz está 52% mais cara que o ano passado, custando R$ 9,50 extra a cada 100kW/h consumido. Por conta disso, muitos cidadãos de Sorocaba relatam que estão otimizando o uso dos aparelhos domésticos, como o ferro de passar roupa, por exemplo, usando-o apenas em um dia, e deixando-o desligado durante o resto da semana.
Inclusive, a CPFL já registra uma queda no consumo de energia elétrica, pois muitas pessoas estão adotando hábitos semelhantes, para economizar luz. Segundo a autarquia, nos três primeiros meses de 2021, o consumo foi de 11.712 GWh. No mesmo período em 20230, antes da pandemia, o consumo era de 12.071 GWh.
Entretanto, a CPFL ressalta que o maior vilão da conta de luz é o chuveiro elétrico. Segundo ela, tomar um banho quente gasta 30% de energia elétrica, em relação aos banhos em temperatura morna ou fria, e que isso pode representar 25% a 35% do valor da conta. Logo, no Inverno, o ideal é tomar banhos mornos e rápidos.
Em relação ao gás, com o preço do botijão custando R$ 100,00, muitos estão optando por usar fornos elétricos, diminuindo o uso do produto. Embora usar este equipamento também acabe interferindo na conta de energia, o ideal é deixar o aparelho o mínimo possível ligado, ou optar por delivery.
Outra mudança que ajuda não só a economizar energia, mas também água, é reduzir o uso da máquina de lavar. Muitas famílias estão reutilizando a água da lavagem das roupas, fazendo-a durar por mais tempo, evitando o esperdício.
Todos direitos reservados © - 2022