Alimentos e bebidas que podem causar insônia
PUBLICIDADE

Alimentos e bebidas que podem causar insônia

Gabriel Kazuo

15 de outubro de 2021
Atualização:15 out 2021 às 17:05

A insônia, ou falta de sono, atinge cerca de 73 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Associação0 Brasileira de Sono. Existem diversos fatores que podem causar esse distúrbio, como ansiedade e estresse, e inclusive alimentação em geral.

Isso acontece pois o nosso organismo precisa gastar muita energia para digerir os alimentos, inclusive os que são mais calóricos e pesados. Essa atividade impede que nosso corpo relaxe, causando a falta de sono. E é por conta disso, inclusive, que não é recomendável comer perto da hora de dormir, segundo recomendações de nutricionistas.

Por conta disso, o ideal é que, se a refeição for feita em um horário perto das 21h ou 22h, que as pessoas esperem algumas horas para se deitar na cama (de preferência entre 2h a 3h), para que o processo da digestão seja feito. Caso contrário, além da insônia, há pessoas que sofrem com pesadelos se comerem e dormirem sem um intervalo par a digestão.

Sabendo disso, o Correio do Interior lista, a seguir, 5 alimentos com potencial maior de causar insônia, e que devem ser evitados em horários próximos das 22h:

Álcool

”Tomar uma” antes de se deitar não é nada recomendável. Isso porque as bebidas alcoólicas lideram o ranking de alimentos que mais causam insônia. Mesmo que o álcool possua propriedades relaxantes, bebidas feitas a base dele não causam o sono necessário para nosso corpo.

Chá artificial, café e refrigerante

Todas as bebidas possuem cafeína, substância que inibe o sono e deixa a pessoa mais desperta. Aliás, os nutricionistas recomendam que essas bebidas não sejam consumidas durante à noite, e que o ideal é substituí-las por água, suco ou chás naturais.

Pimenta

Como a pimenta produz enzimas que aumentam nossa temperatura corporal, não se recomenda que sejam consumidas durante à noite, pois no momento do sono, nossa temperatura corporal precisa estar baixa, para que o sono seja de qualidade.

Abacaxi e alimentos ácidos

Alimentos ácidos como o abacaxi, por exemplo, podem causar refluxo e queimação, em algumas pessoas, atrapalhando o sono e dificultando a digestão.

Alimentos calóricos

Comer comida com muitas calorias, como feijoada, churrasco, hambúrguer, pizza, e similares demanda muita energia do estômago, causando um processo digestivo mais lento, fazendo com que a pessoa fique mais tempo acordada.

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e chegacam informações dos fatos diariamente notíciados no jornal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *