16 de abril de 2020 - Atualizado: 16 abr 2020 às 11:33
Apesar de ter estendido o distanciamento social até 3 de maio, a Alemanha definiu, na quarta-feira (15), que irá reabrir, de forma gradativa, escolas e comércios. Mas, eventos culturais e esportivos de grande porte estão proibidos até começo de setembro.
A chanceler Ângela Merkel se reuniu com os governadores da Alemanha, para discutir a retomada da normalidade no país. Foram registrados 133 mil casos de coronavírus, com quase 4 mil mortes, números bem baixos, se comparado com Itália e Espanha. O número de novos casos começa a desacelerar lentamente, enquanto o número de pessoas recuperadas também cresce, aos poucos.
Merkel ainda anunciou que o sistema de saúde alemão não entrou em colapso, durante os três meses da pandemia, mas alertou que o vírus fará parte da rotina da comunidade local, até que se encontre uma cura. No dia 04 de maio, estudantes do ensino médio e que cursam os últimos anos do ensino fundamental já poderão frequentar as escolas, desde que adotem medidas rigorosas de higienização.
Na semana que vem, pequenas e médias lojas já poderão reabrir, mas desde que controlem o acesso, para evitar aglomerações e que os funcionários usem máscaras faciais, como livrarias, salões de cabeleireiros e lojas esportivas.
Restaurantes, bares, lanchonetes, teatros, áreas de lazer, casas de shows, igrejas e templos religiosos permanecerão fechados, bem como as medidas de isolamento social deverão permanecer até setembro, embora os Estados estejam livres para tomarem decisões de, ou postergar o fim do isolamento por mais tempo, ou antecipar.
Porém, o Governo fez uma concessão especial para o Campeonato de Futebol Alemão, a Bundesliga, que poderá retornar com as partidas, desde que sejam feitas com portões fechados. A Confederação Alemã vai se reunir com os clubes participantes, para discutir como será o retorno do campeonato.
Todos direitos reservados © - 2022