×
PUBLICIDADE

Agenda Cultural: Confira os eventos realizados no primeiro final de Semana de Dezembro

Gabriel Kazuo

6 de dezembro de 2019
Atualização:06 dez 2019 às 17:19

Chega ao fim a primeira semana do mês de Dezembro, que marca o começo das férias escolares e das comemorações do Natal. Confira uma lista de atrações para você e toda a sua família neste mês de festas:

AMANHÃ (07):

”Natal Encantado”, em Sorocaba:

Evento realizado pela Prefeitura de Sorocaba, o ”Natal Encantado” é realizado na Praça Coronel Fernando Prestes, e durará até o dia 21 de Dezembro, exceto aos Domingos e Segundas-Feiras. No evento serão exibidas várias apresentações musicais, corais e orquestras, onde os expectadores poderão apreciar várias músicas típicas do Natal. Além das apresentações musicais, quem for à praça poderá conferir a Casa do Papai Noel, o Presépio e o Trenzinho da Alegria, que realizará passeios pelo Centro nos dias 5; 10; 11; 12; 16; 17, 18 e 19 de dezembro, das 15h às 19h, ou das 17h às 21h.

O evento é livre para todas as idades, e mais informações podem ser tiradas no telefone: (15) 3212-8170. A entrada é gratuita e a Praça Coronel Fernando Prestes se encontra na Rua São Bento, no centro da cidade.

Espetáculo ”Pequenos Olhos”, no Sesc Sorocaba:

A peça ”Pequenos Olhos”, é atração no Sesc de Sorocaba, na manhã deste Sábado (07), das 10h30 até às 11h30.

”A curiosidade é o quintal desta história. Em um mundo de um dia sendo descoberto nos pequenos detalhes, duas crianças transformam a rotina em aventura e, sem se dar conta, percebem que crescer é sozinho, às vezes sem mãos para nos mostrar caminhos e sem braços para nos proteger.”

O evento é livre para todas as idades, e a entrada é gratuita para menores de 12 anos. Adultos pagam 20 reais, com meia entrada custando dez reais. O Sesc se encontra na Rua Barão do Piratininga, 555, no Jardim Faculdade.

”Oficina de Scrapbook Natalino”, no Shopping Cidade:

A “Oficina de Scrapbook Natalino – Venha Fazer Seu Álbum de Natal” é uma atividade infantil, proposta pelo Shopping Cidade, de Sorocaba, que acontecerá em todos os finais de semana de Dezembro, até o dia 22, das 14h até às 20h, o espeço infantil “A gente se completa brincando”, localizado no piso L2.

O objetivo da atividade é fazer com que as crianças criem e customizem um álbum de fotos, representando os momentos felizes que elas tiveram com seus familiares dentro do Shopping Cidade, e também colocando no álbum o presente que elas gostariam de ganhar neste Natal. Para participar, é necessário apresentar um brinquedo novo na entrada da oficina, que será destinado à instituição de acolhimento Lar Casa Bela.

Além dessa atração, nos dias 07, 14 e 21/12, toda a família pode acompanhar as apresentações dos corais natalinos de Sorocaba que acontecem às 19h, na Praça de Alimentação do shopping. Também haverá contações de histórias encenadas gratuitamente pela companhia de teatro Arte & Manhas, nos dias 8 e 12/12, às 15h, no próprio espaço da decoração de Natal. O grupo teatral apresentará as histórias: “Um Natal congelante” e “O Soldadinho Quebra-Nozes”.

Os eventos no Shopping são livres para todas as idades, e a entrada é a doação de um brinquedo. O Shopping Cidade se encontra na Avenida Itavuvu, 3373, Jardim Santa Cecília.

”Natal Iluminado”, em Sorocaba:

A 15a Edição do ”Natal Iluminado” é realizada pela entidade Céu Sagrado e vai até o dia 24, véspera do Natal. Será um espetáculo de luz, música, magia e encantamento com o tema “Era uma vez… Outra vez”. São 4,5 milhões de luzes, numa área de 20 mil metros quadrados e uma decoração natalina que irá encantar os visitantes.

A entrada é livre para todas as idades, e os ingressos podem ser trocados por 1kg de alimento não perecível ou 1L de leite (por pessoa), só sendo proibida a doação de sal e açúcar. Crianças menores de 12 anos, não precisam doar. O Céu Sagrado se encontra na Avenida Paulo Varchavtchik, 1805, no Alto da Boa Vista.

DOMINGO (08):

Aulas de bicicleta, no Parque das Águas:

Nas manhãs de Domingo, das 8h até 12h, o Parque das Águas, em parceria com a Urbes, oferecerão aulas de bicicleta para quem estiver visitando o local, com o intuito de, não só ensinar aqueles que não sabem montar numa ”bike”, mas também, conscientizar sobre como dirigir o meio de transporte de uma forma segura. A entrada é livre e gratuita. O Parque das Águas se encontra no Jardim Abaeté, na Avenida Dom Aguirre.

Peça ”Os 3 Porquinhos”, em Sorocaba:

Sob a direção do professor Mario Persico, será exibida, neste Domingo (08(, às 17h, no Teatro Escola Mário Persico, a famosa história dos três porquinhos, que é um clássico da literatura infantil. O evento é livre para todas as idades, com ingressos custando 20 reais, e ameia entrada no valor de 10 reais. O Teatro se encontra na Rua da Penha, 823, no centro.

Espetáculo ”Folias de Natal”:

O Parque da Autonomia apresenta, neste Domingo (08(, às 17h, a apresentação do espetáculo ”Folias de Natal”.

”Folias de Natal traz uma recriação alegórica inspirada nos diversos elementos presentes nas festas e tradições populares do Ciclo Natalino que ocorrem em várias regiões do Brasil. Tudo começa com uma cantoria trazendo os foliões, que chegam pedindo licença ao dono da casa para presentear a todos com suas canções. O auto vai se desembrulhando com a participação do público, que brinca com os bonecos, adereços e mamulengos, e com a trilha sonora original criada a partir de ritmos tradicionais como a Folia de Reis, o Catira, as toadas e cantigas de roda executadas ao vivo com arranjos para viola caipira, flauta transversal, percussão e acordeom.

A narrativa baseada em contos tradicionais traz uma aranha, que na noite de Natal salva o menino Jesus da perseguição dos soldados de Herodes. Assim, os palhaços das Folias de Reis e os personagens das procissões aparecem em forma de arquétipos, brincando com o profano e o sagrado, numa forma de celebração coletiva.”

O Parque da Autonomia fica na Rua Ângelo Delapasi, 117 – Parque Bela Vista, Votorantim. A entrada é livre para todas as idades, e os ingressos custam 10 reais.

Narração de Histórias com Indígenas Kariri Xocó, no Sesc Sorocaba:

O Sesc Sorocaba apresenta, na sua Área de Convivência, às 17h, uma contação de histórias da tribo indígena Kariri Xocó, onde o público poderá ter contato com a cultura e as tradições dos índios da tribo. O evento é livre e a entrada gratuita.

 

 

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *