8 de março de 2022 - Atualizado: 08 mar 2022 às 19:04
O Mapa da Água, criado pela entidade Repórteres Brasil, mostra um dado alarmante sobre a qualidade da água no Brasil.
Segundo ele, cerca de 763 cidades apresentam produtos químicos nocivos na água, e entre as citadas estão São Roque e Araçariguama e Sorocaba.
A pesquisa foi feita com base nos anos de 2018 a 2020, no entanto, não sofreu atualizações em 2021.
Diversos pesquisadores analisaram a qualidade da água de todas as cidades brasileiras, e encontraram irregularidades em 763 delas.
Em outras palavras, os principais problemas são o excesso de substâncias químicas potencialmente perigosas para o corpo humano.
No entanto, essas substâncias se encontram no próprio sistema de purificação da água, nas estações de tratamento.
Por exemplo, em São Roque, os pesquisadores registraram traços de agrotóxicos na água que vai para a população.
Já em Ibiúna, foram encontrados resquícios de chumbo, cromo e nitratos, que em excesso, podem causar sérios problemas para o nosso organismo.
Mesmo assim, vale a pena ressaltar que, até o momento, nenhum caso de intoxicação foi registrado.
De acordo com a entidade, esse problema ocorre quando há uma falha no tratamento de água, pela entidade reguladora.
Logo, algumas substâncias usadas na purificação da água, acidentalmente, passam do filtro, e vão parar nas casas das pessoas.
De todas as cidades brasileiras, a que mais chama a atenção são as das regiões de Sorocaba, bem como Campinas e ABC paulista.
Conforme o mapa da Água, a maioria das cidades da nossa região apresentam problemas no tratamento de água, com excesso de substâncias tóxicas.
Tirando Sorocaba, Mairinque e Capela do Alto, por exemplo, a lista de cidades com problemas incluem:
Por fim o Estado de SP é recordista no número de cidades com problemas no tratamento de água.
Todos direitos reservados © - 2022