17 de maio de 2022 - Atualizado: 17 maio 2022 às 14:37
Se seu empreendimento está enfrentando desafios financeiros e você deseja evitar sua empresa de fechar as portas, aqui estão algumas etapas que você pode seguir para mantê-la em funcionamento.
Sua empresa está lutando para se manter aberta? Se a resposta é positiva, você está junto a outras milhares de empresas que passam pela mesma situação, em especial em momentos de crise, como a que o nosso país vem enfrentando agora.
Algumas empresas provavelmente tiveram problemas financeiros semelhantes aos seus, mas conseguiram superá-los.
Se você está pensando em falência, você precisa saber o que realmente é.
Quando você pede falência, você está basicamente indo a um juiz e dizendo que não pode pagar suas dívidas. Então, dependendo da sua situação, suas dívidas são canceladas ou você faz um plano para pagá-las.
Agora, uma vez que você arquiva, os credores têm que parar de receber dinheiro de você, ou pelo menos temporariamente. A maioria dos credores não pode escrever, ligar ou processar você.
Evitar que sua casa seja tomada pela penhora, como um empresário, ou que sua renda seja confiscada é uma das vantagens da declaração de falência, mas lembre-se: declarar falência não apagará todas as suas dívidas.
Dívidas não garantidas, como empréstimos estudantis, pensão alimentícia e dívidas com a Receita Federal não se qualificam para falência.
E embora pare de aparecer em seu relatório de crédito dentro de 7 a 10 anos, a falência traz um impacto emocional que pode ficar com você por muito mais tempo.
Se você está pensando na falência de seu conjunto de empresas de modernização de elevadores, talvez tenha perdido a esperança. Talvez você não consiga ver outra saída, mas não desista, pois você tem algumas opções antes de tomar uma medida drástica.
Para determinar se sua empresa pode permanecer aberta e não fechar as portas, você precisará avaliar suas finanças. Você pode começar fazendo a si mesmo algumas perguntas importantes, como as abaixo.
Sua empresa tem fluxo de caixa suficiente para cumprir suas obrigações financeiras, como aluguel, serviços públicos, folha de pagamento e outras despesas?
Você está pagando suas dívidas em dia, incluindo dívidas pessoais que assumiu em nome da empresa?
Sua empresa de fabricantes de reservatórios metálicos tem reservas de caixa suficientes para cobrir emergências?
Se a resposta a uma dessas perguntas for não, você precisará reduzir seus custos.
Você está tentando evitar a falência, isso significa que seu orçamento não tem espaço para frescuras. Tempos drásticos exigem medidas drásticas.
Um consultor de crédito está disponível com pouco ou nenhum custo e pode avaliar a situação financeira da sua empresa e ajudá-lo a melhorá-la, por isso não hesite em procurar um para evitar de fechar as portas de seu negócio.
Às vezes é melhor sentar e conversar com um coach financeiro quando você precisar de orientação sobre questões financeiras. Não deixe que isso o intimide. Falar sobre dinheiro é difícil, mas você está no meio do caminho e sua empresa precisa de ajuda.
Ao procurar um consultor financeiro, apenas certifique-se de encontrar alguém que tenha as qualificações necessárias, e não alguém que queira tirar proveito de sua situação cobrando honorários abusivos.
Reduzir ou eliminar despesas é uma ótima alternativa para manter os compromissos fiscais e legais da empresa em dia. Como sua maior despesa provavelmente é seu aluguel, converse com seu proprietário sobre maneiras de reduzir seus pagamentos mensais.
Alternativamente, o proprietário pode estar disposto a reduzir ou adiar seu aluguel ou perdoar uma parte dele. Em seguida, analise suas outras despesas para ver onde você pode cortar custos. Você pode optar por utilizar as alternativas abaixo:
Terceirize funções não essenciais, como folha de pagamento ou trabalho administrativo, reduza os gastos discricionários, como validações de estacionamento para clientes.
Você também pode reduzir os custos de serviços. Por exemplo, uma empresa de aterramento elétrico pode eliminar uma linha telefônica extra, mudar para um provedor de serviços móveis mais barato ou comprar um seguro comercial mais barato.
Revise suas locações de equipamentos, já que sua empresa pode estar alugando equipamentos que não está mais usando ou que poderia obter mais barato de um fornecedor diferente.
Revise sua folha de pagamento e procure maneiras de cortar custos, como demitir funcionários ou mudar alguns deles de tempo integral para meio período.
Identifique aqueles clientes que estão atrasados em seus pagamentos ao revisar os registros financeiros. Sua empresa de gerenciamento de obra residencial pode melhorar seu fluxo de caixa aumentando as cobranças.
Com a liquidação da dívida, uma empresa de alívio da dívida “promete” negociar com seus credores para reduzir o valor da dívida que você deve.
A realidade é que essas empresas de liquidação de dívidas cobram altas taxas por seus serviços e nem sempre entregam depois que você os paga antecipadamente. Pior ainda, você ficará preso com mais taxas, pagamentos de juros adicionais e muito arrependimento.
Com a consolidação de dívidas, a “promessa” é que uma empresa de comprar elevador comercial poderá pagar suas dívidas combinando-as em um menor pagamento mensal a uma menor taxa de juros, se possível.
E isso pode parecer uma boa opção, mas um pagamento mensal mais baixo na verdade significa que você ficará endividado por mais tempo.
Além disso, muitas empresas credoras vão atraí-lo com uma taxa de juros baixa e depois aumentá-la ao longo do tempo, deixando você ainda mais endividado. Por isso, tenha isso em mente.
Não recomendamos a consolidação da dívida, mas se você seguir esse caminho, prossiga com cautela. Evite qualquer coisa que pareça “bom demais para ser verdade”.
Se sua empresa compra suprimentos a crédito e está atrasada em seus pagamentos, explique sua situação aos seus fornecedores ou vendedores, eles podem estar dispostos a negociar um plano de pagamento ou reduzi-los.
Se você desenvolveu um bom relacionamento com seus vendedores e fornecedores, eles terão um incentivo para manter sua empresa de distribuidor de piso vinilico como cliente.
De mesmo modo, comunique-se diretamente com os credores. Se você não conseguir fazer pagamentos programados em sua hipoteca ou outros empréstimos comerciais, fale com seus credores imediatamente.
A inadimplência de um empréstimo pode ter sérias consequências, incluindo uma pontuação de crédito mais baixa, taxas atrasadas e uma ação judicial do credor pelo valor devido.
Seus credores podem estar dispostos a adiar o empréstimo, estender seu prazo ou elaborar um plano de pagamento que melhor se encaixe no seu orçamento, portanto priorize suas dívidas. Embora todas elas devam ser pagas, algumas são mais importantes que outras.
Uma das dívidas mais críticas para as pequenas empresas e que podem levá-las a fechar as portas são os impostos, incluindo impostos sobre renda, folha de pagamento e impostos sobre a propriedade.
O dinheiro dos impostos pertence ao governo, não ao seu negócio, por isso deve ser sua primeira prioridade. Sua segunda prioridade é a folha de pagamento e a terceira é qualquer fatura vencida há 60 dias ou mais.
Uma vez que essas dívidas sejam pagas, empresas fabricantes de painéis elétricos devem pagar suas contas restantes na seguinte ordem: despesas operacionais (como aluguel e serviços públicos), vendedores e fornecedores, dívidas garantidas, seguros e cartões de crédito.
Muitas pequenas empresas em dificuldades e a ponto de fechar as portas podem obter ajuda por meio de um programa estadual ou federal.
O primeiro passo lógico é verificar com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de sua região para ver se você se qualifica para um empréstimo ou consultoria empresarial.
Alguns fundos financiados pelo Governo Federal podem conceder empréstimos a empresas que sofreram danos materiais ou danos econômicos devido a desastres declarados. Prova disso foram os esforços que alguns estados fizeram para os empresários de suas regiões.
Suponha que você tenha seguido as etapas descritas acima e queira manter seu negócio funcionando, mas não consegue pagar as contas. Provavelmente é hora de considerar a declaração de falência.
Esse tipo de declaração permite que um centro de medição eletrica, por exemplo, continue operando seus negócios enquanto reorganiza suas dívidas. Você só precisará apresentar um plano de reorganização ao tribunal explicando como pagará suas dívidas.
Uma vez que seu plano for aprovado, você pode começar a negociar com os credores para eliminar ou reestruturar suas dívidas, vender ativos e tomar outras medidas para tornar seu negócio lucrativo.
Portanto, consultar um advogado e um contador é o primeiro passo. Um advogado de falências pode ajudá-lo a decidir se a falência é sua melhor opção e, em caso afirmativo, orientá-lo durante o procedimento.
Ninguém acha que a declaração de falência e fechar as portas é uma ótima ideia. Mesmo advogados de falência de qualidade lhe dirão que é um último recurso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Todos direitos reservados © - 2022
O aplicativo não ocupa memória de seu dispositivo
O aplicativo não ocupa memória de seu dispositivo and then "INSTALAR APP".