26 de julho: Dia dos Avós, você sabe dizer o motivo de celebrarmos essa data?


26/07/2018 l Atualizada em - 26/07/2018 às 12:57

Tudo começou com uma portuguesa chamada Ana Elisa do Couto (1926-2007), mais conhecida como Dona Aninhas. Ela morou em Penafiel, cidade da região de Porto. Atualmente existe uma placa afixada em uma praça pública da cidade e sabe por qual motivo? Foi por conta dela que o dia 26 de julho se tornou o Dia dos Avós em Portugal, e também no Brasil.

(Edison Veiga/BBC Brasil)

Avó de quatro netas e dois netos, Dona Aninhas acreditava que ninguém dava o valor merecido aos avôs e avós, e por si só, na década de 1980 resolveu se tornar uma missionária desta causa. Viajou para diferentes países como Brasil, França, EUA, África do Sul, entre outros. Sempre com o mesmo propósito: defender que todos deveriam comemorar o Dia dos Avós. E não era à toa a data do dia 26 de julho, já que é nesta data que a Igreja Católica celebra o dia dos avós de Jesus, São Joaquim e Santa Ana.

Mesmo não sendo um consenso mundial, o Dia dos Avós se tornou uma data comemorativa em diferentes países do Mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa data é comemorada no primeiro domingo do mês de setembro. Já na França, foram divididos em dois dias: o primeiro domingo de Março é comemorado o “Dia das Vovós” e no primeiro domingo de outubro, o “Dia dos Vovôs”.

Mesmo que ainda não virou hábito presentear os avós na data, muitos comércios já aderiram a data para realizarem campanhas comemorativas.

(Divulgação/ACIA – Associação Comercial de São Roque)

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *