24 mil doses de vacinas foram aplicadas em 2019 em Mairinque, aponta Secretaria de Saúde

Igor Juan - Correio do Interior

27/01/2020 l Atualização 27/01/2020 às 13:05

O Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Luiz Pinheiro, ressalta que os dados auxiliam a entender melhor quais ações devem ser tomadas no município.

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Mairinque, destacou um relatório que a rede pública de saúde aplicou 24.722 vacinas entre os meses de janeiro a dezembro de 2019. O levantamento desconsiderou os dados sobre imunizações feitas durante as campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde.

As doses correspondem à imunização para as doenças da Influenza (Gripe), Raiva Humana, Varicela, Dupla Adulta e Infantil, Febre Amarela, Hepatite A e B, HPV, Meningo C, Oral Rotavírus, Pentavalente, Pneumo 10 e 23. Os Postos de Saúde também vacinaram contra a Pólio Inativa e Oral, Tríplice DTP, Acelular e Viral, além da Tetraviral.

Assim como nos anos anteriores, a Tríplice Viral foi uma das mais procuradas, sendo responsável por prevenir doenças como Sarampo, Rubéola e Caxumba, com mais de 3.500 doses utilizadas em 2019.  A Vacina Dupla para Adultos – DT, responsável pelo combate ao tétano, ficou em segundo lugar, chegando a 2.600 aplicações.

O Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Luiz Pinheiro, ressalta que os dados auxiliam a entender melhor quais ações devem ser tomadas no município. “A partir desse levantamento é possível planejar as campanhas para atender a demanda local. É importante que a nossa população sempre busque pela imunização nos Postos de Saúde, pois muitas doenças só são combatidas através do uso de vacinas”.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *