17 de março de 2020 - Atualizado: 17 mar 2020 às 10:31
A Vigilância Sanitária de Sorocaba monitora 23 casos suspeitos de coronavírus, COVID – 19. O número de casos suspeitos foi divulgado na sexta-feira 13 de março. pela prefeita Jaqueline Coutinho (PDT), que assinou um decreto declarando estado de emergência na cidade.
Antes a cidade registrava apenas 16 casos suspeitos.
Ao anuncio de estado de emergência, algumas medidas foram colocadas para que a prevenção seja eficiente na cidade. Entre as medidas descritas no decreto estão isolamento, quarentena, determinação de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coletas de amostras clínicas e vacinação, além de tratamentos médicos específicos.
O decreto ressalta que poderá ser adotada a requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização.
Também destaca que poderá haver autorização excepcional e temporária para importação de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária em registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O número de casos suspeitos de coronavírus em Sorocaba passou de 16 para 23. Segundo a prefeitura, tratam-se de moradores da cidade, sendo 14 mulheres e nove homens.
Do número total de suspeitos, 19 possuem histórico de viagem a países com circulação do vírus e quatro tiveram contato com suspeitos da doença.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, estas pessoas estão em isolamento domiciliar. As amostras para exames já foram coletadas e enviadas para o Instituto Adolf Lutz, mas ainda não há previsão para divulgação dos resultados.
O primeiro caso suspeito em Sorocaba foi registrado no dia 26 de fevereiro. Até o momento, seis notificações de suspeitas foram descartadas pelo Instituto Adolfo Lutz, órgão estadual responsável pelos exames da doença.
Os suspeitos foram atendidos em unidades de pronto atendimento e hospitais de Sorocaba. Todos estão bem e mantidos em isolamento domiciliar, segundo o Executivo.
Todos direitos reservados © - 2022