Correio do Interior

A Serviço da informação

28 de setembro de 2018

email

Escritora lança livro sobre corrupção, desamparo e fé, relacionando ficção com problemas reais dos brasileiros

By on 9 de agosto de 2018

Corrupção é um dos assuntos mais alarmantes e preocupante atualmente no Brasil, isso porque a corrupção gera inúmeros problemas diretos à população.

Pela TV e meios de comunicação muitos podem acompanhar fatos e acontecimentos desse assunto, mas não a calamidade em geral que a corrupção causa. Tendo um olhar mais clínico e amplo da situação  que afeta o cérebro e a mente em todo, a escritora Mônica de Paula Silva, de Embu Guaçu região metropolitana de São Paulo, lança o seu mais novo trabalho literário, o livro –  “Corrupção, desamparo e fé” que aborda esse e demais assuntos.

Ao longo de 120 páginas a escritora faz uma abordagem panorâmica de todos os problemas causados pela corrupção e como o próprio nome diz, causa o desamparo e muitas das vezes tira a fé daqueles que se sentem desamparados. Mas ao mesmo tempo a fé também é vista como um conforto e visão de renovação diante aos problemas abordados no livro.

O livro tem duas personagens protagonistas,  Paula e Carmem que são funcionarias pública e atuam como terapeuta em atendimento ao público,  sendo elas a imagem real de pessoas que atuam nessa área, juntas  vão passar por episódios desafiantes para desenvolver seus trabalhos  em favor dos pacientes na área da saúde e educação, diante a dificuldade e  falta de apoio de seus gestores, o que acaba gerando muitos problemas diretamente com o setor e os pacientes, mas que elas buscam da melhor forma possível  ter equilíbrio diante do caos que vivem.

No contexto da obra será possível ler e relacionar os problemas dos pacientes de Paula e Carmem e demais personagens com a realidade do povo brasileiro, ligado ao funcionalismo dos serviços públicos, que em má situação geram efeitos na sociedade. Dentre as situações que junta drama, ficção e realidade, os leitores poderão encontrar episódios em que os pais de pacientes acabam presos em presídios sem estrutura, problemas com o tráfico de drogas, por causa da falta de investimentos nas áreas da educação e saúde,  políticos assistencialistas e de funcionários corruptos.

::: Pré venda online – Corrupção desamparo é fé ::

Ainda no contexto geral, Paula e Carmem entram em crise constantemente por ter que trabalhar com profissionais sem escrúpulos, tendo que aturar alguns funcionários com cargos de confiança que ganham salários altos sem merecimento e qualificação, e a falta de responsabilidade de  mães com seus filhos e o convívio com profissionais que não seguem leis e muito menos ética.

Logo as duas protagonistas ficam doentes em quadro de depressão e que assim, frustradas e cansadas, elas têm consciência de que não podem atender seus pacientes de qualquer maneira, e conseguem buscar recursos internos para desenvolver seu trabalho da melhor forma possível superando os obstáculos e abrindo então visão aos leitores sobre um famoso ditado popular “Os dois lados da moeda”, em que podemos notar que para tais problemas existem as pessoas que realizam a mudança dos fatos, e aquelas que sabem da existência do problema mas que nada fazem.  Na sequência  dos capítulos um personagem acaba morto por traficantes, tudo relacionado com problemas de desamparo. Detalhes que  poderá ser visto na obra.

A autora da obra destaca que o livro tem como potencial mostrar aos brasileiros que a corrupção gera inúmeros problemas à população de um modo como se fosse um efeito dominó, abalando a fé e perspectiva de vida em particular.

Mônica ainda destaca e ressalta que além desse potencial o livro tendo como base problemas reais, tem também os dois lados da moeda em que muitos generalizam que tudo no Brasil é igual e que todos são iguais no poder público, mas que em seu olhar e estudos, nem todos são iguais e há aquelas que fazem a diferença, caso de Paula e Carmem.

Outras perspectiva que o livro aborda, são questões como a falta de apoio de administradores, falta de materiais de trabalho, salários atrasados, defasagem estrutural de prédios públicos, entre outras…

O livro que terá lançamento no dia 8 de setembro, sendo a sua quarta obra e uma das mais esperadas em lançamento pela editora multifoco, e poderá ser comprado nas principais lojas de departamento e sites de venda.

É um livro mágico e que todos poderão refletir claramente sobre os problemas da sua cidade ou estado em geral com a leitura. Existe alguns outros temas que serão abordados como:

  • Estresses e doenças mentais que os servidores públicos das áreas da educação, saúde e outros setores adquirem;
  •  População em depressão, sofrendo com a falta de educação, saúde, segurança e emprego; e o quanto esse desamparo causa transtornos mentais;
  •  Fé abalada e traumas causados por religiões manipuladoras;
  •  Pacientes com familiares presos e a situação dos presídios brasileiros;
  •  Pacientes mortos e os índices de assassinato no país;
  •  A calamidade que as pessoas com necessidades especiais vivem, sem respeito e investimentos;
  • Pacientes com transtornos mentais e a falta de apoio;
  • Famílias desempregadas, adolescentes no crime, pais irresponsáveis;
  • Corrupção nas empresas privadas;
  • Falta de ética entre profissionais;
  •  Mulheres que sofrem assédio moral;
  • Sociopatas que chegam ao poder;
  • Funcionários públicos que enriquecem com o dinheiro dos impostos e propinas;
  • Perseguições políticas, cargos de confianças com salários absurdos e sem a exigência do conhecimento necessário para exercer o cargo;
  • Corrupção e psicanálise;
  • Mulheres e homens que sofrem de transtorno borderline, transtorno bipolar ou amores patológicos;
  • As condições dos tratamentos em clínicas para dependentes químicos e as dificuldades dessas clínicas.

Mônica de Paula Silva

É pedagoga, psicopedagoga, neuropsicopedagoga, especialista em educação. especial e inclusiva. Atualmente estuda psicanálise.

Também é pesquisadora em assuntos espirituais e do comportamento humano, e responsável pelo blog  – psiconeuropedagogia.blogspot.com.br.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *