Desfile dos Carros de Lenha acontece neste domingo (05) e traz como tema o Padroeiro São Roque

A Entrada dos Carros de Lenha que marca o início das Festas de Agosto acontecerá no próximo domingo (05) às 11h. O tema escolhido para este ano é a retratação da vida e trajetória do padroeiro da cidade, São Roque.

Segundo os festeiros de 2018, a ideia surgiu devido a este ano ser o “Ano do Laicato”. Ano este dedicado aos Leigos, que para a Igreja Católica é uma vocação dos casais, solteiros, e aos fiéis da igreja. Aqueles que vão à missa, frequentam as pastorais, e participam de projetos sociais.

“Como cristãos leigos e leigas temos que pensar em nosso papel na vida da Igreja. São Roque nos deixou um grande testemunho do que é ser cristão, por isso contar e reviver momentos marcantes de sua vida e o seu legado de fé, humildade e amor ao próximo, é de certa forma evangelizar”, concluem.

A história de São Roque será retratada por meio de oito carros alegóricos, mostrando desde o seu nascimento até a sua morte, passando pelos momentos de seu descobrimento na fé, distribuição das riquezas, e até mesmo quando adoece e fica preso. “A expectativa é que consigamos passar através dos vários quadros a mensagem deixada pelo nosso padroeiro, e também manter viva a tradição dos nossos antepassados”, conta Rodrigo, que faz parte de um dos casais de apoio da festa.

Ele também conta que este ano o carro dos festeirinhos traz como tema: um Brasil Ético. Visando a conscientização da cidadania e do futuro que queremos para o Brasil.

O trajeto do desfile inclui Avenida Tiradentes, Rui Barbosa, Pedro Conti, Marechal Deodoro da Fonseca, XV de Novembro e termina na Praça da Matriz.

O desfile

O Correio conversou com James Baptista, um dos coreógrafos do desfile. Ele conta que este ano o desafio é ainda maior. “Sempre viemos à avenida com temas alegres e divertidos, e este ano vai ser diferente, vamos trazer uma apresentação clássica, um Minueto”.

O coreógrafo ainda comenta que sempre foi um grande prazer fazer parte do desfile, por ser morador de São Roque e podendo levar o seu trabalho que é a arte para o público nas ruas da cidade. “Todo ano o público espera o nosso grupo passar. Por ser um grupo já conhecido, a expectativa de nós coreógrafos é ainda maior.”

As festas de Agosto começam nessa sexta (03) e terminam no dia 16 de Agosto com a procissão em louvor a São Roque e à Nossa Senhora da Assunção. Segue abaixo o calendário religioso e festivo desse ano:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *