Correio do Interior

A Serviço da informação

28 de setembro de 2018

email

Com bons índices na área da saúde e educação, São Roque está entre os 431 municípios do país com bom desenvolvimento

By on 3 de julho de 2018

A FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, divulgou na última semana o índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), dos municípios brasileiros, que mostra que São Roque segue com alto desenvolvimento em saúde e educação, apesar de ter caído 111 posições com relação ao índice anterior de 2015. O IFDM atual da cidade tem como base os dados oficiais de 2016, sendo esse os disponíveis na pesquisa.

A cidade está entre os 7,9% dos municípios brasileiros com alto desenvolvimento. Porém, São Roque – que teve sua melhor classificação no IFDM de 2010, quando ocupava a 117ª colocação nacional – agora figura na 297ª posição nacional e na 137ª estadual.

Dentro da avaliação São Roque mostrou  bons resultados na área de saúde e educação, mas na questão de emprego e renda a cidade apresentou índice moderado de 0,6509 pontos, mas que o coloca a cidade dentro do grupo dos 431 municípios com bom desenvolvimento, entre os 5.471 municípios avaliados.

Em 2010 o mesmo índice moderado de emprego e renda era de 0,8580 sendo considerado alto dentro dos panoramas da Firjan. Contudo a queda pode ser justificada como reflexo de recessão econômica do pais ou até mesmo pela gestão pública da cidade nos últimos anos.

Para calcular o IFDM, a Firjan monitora as áreas de emprego e renda, educação e saúde com base nas estatísticas oficiais dos respectivos ministérios. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de 1, maior o desenvolvimento.

Ficaram de fora da análise 99 cidades – três porque não tinham nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cinco porque foram constituídas legalmente como municípios há três anos ou menos, e 91 porque tinham menos de dez empregados na administração pública.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *