Correio do Interior

A Serviço da informação

28 de setembro de 2018

email

Educadora dá dicas de lazer para as crianças em ferias escolares em julho

By on 1 de julho de 2018

As férias de julho estão chegando, mas muito pais não sabem o que fazer para distrair as crianças durante esse período. Para que mora na RMC (região Metropolitana de Campinas), as opções de lazer são muitas, entretanto, alguns pais desconhecem. Para ajudar alguns pais, a diretora e mantenedora do Colégio Caramelo COC – Bilíngue, em Hortolândia (SP), e sua equipe, deu algumas dicas para divertir as crianças nessas férias.

Visite áreas verdes

Leve seu filho (a) para um passeio às áreas verdes da região. Há parques interessantes na cidade de Hortolândia (como o Chico Mendes e Irmã Dorothy por exemplo). Esses espaços dão oportunidade para as crianças brincaram de bola, andarem de bicicleta, entre outras brincadeiras.

Leve as crianças a um zoológico

Aqui na região encontramos zoológicos e bosques em Americana, Paulínia e Nova Odessa. “As crianças reconhecerem de pertinho e identificarem como são na realidade os animais é bacana, além de trabalhar o habitat natural daqueles animais e o que seria ideal a eles. Isso vale para crianças maiores ou menores. No fim, todas gostam. Vocês podem levar lanche ou comprar lá e realizar uma tarde diferente”, comentou Elisete.

Brincadeiras em parque ecológico

“Sabe aquelas brincadeiras antigas que você adorava quando era criança? Então, junte os coleguinhas de seu filho e faça! Há diversos livros que ensinam inúmeras recreações para se fazer com crianças. Corrida do saco, jogo de mímica, amarelinha, entre outras. Mais legal ainda se isso acontecer em um parque ecológico. Próximo de nós temos o Parque ecológico de Paulínia que permite patins, patinete também”, completou a diretora

Se um dia de chuva atrapalhar os planos de passeio ao ar livre, as opções de lazer dentro de casa são grandes e podem ajudar no desenvolvimento criativo da criança, como:

  • Teatro com fantoches
  • Histórias inventadas
  • Cineminha com pipoca em casa
  • Culinária ( bolo, suco , sobremesas fáceis)
  • Art atack: inventando com recicláveis

Vá o teatro e/ou ao cinema infantil

Cinema ou teatro são sempre uma ótima opção também. o Cinesystem, no Shopping Hortolândia, tem preços especiais na quarta-feira. Lembrando que as crianças sempre pagam meia entrada.

Os pais também podem ficar ligados a programação do Cia Santa (em Campinas) e o Teatro de Paulínia, que sempre trazem ótimas opções culturais.

Incentive a leitura, mesmo nas férias

Ler deve ser uma regra de casa. Ler por prazer e contar histórias. Uma ótimo opção para a noite.

Jogue jogos bacanas

Lembre dos jogos nos dias frios, ou sem recursos financeiros. Jogo de tabuleiro, de mímica, “o que é o que é”, forca, jogo da velha, mas não incentive a competição por si só. Mostre que o que importa é competir e não ganhar.

Noite do pijama

Crianças adoram brincar com outras crianças, por isso é muito bom passarem o dia juntas e dormirem na casa do colega. Mas fique atenta: Se elas forem ver televisão, vídeos e jogos eletrônicos, não as deixe mais que três horas, pois o essencial é aproveitar a presença do colega.

Faça um piquenique com as crianças

Não precisa de um local especial, pode ser dentro do condomínio mesmo, ou no fundo do quintal. Eles gostam mais da preparação do que de fato a comilança.

Leve a criança para visitar os parentes

Família deve sempre ser lembrada, visitar avós , tios , tias etc. para um café da tarde sempre fará boas lembranças.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *