13 maneira de economizar gás de cozinha e aumentar durabilidade

Igor Juan

26 de abril de 2021
Atualização:26 abr 2021 às 14:35

O gás de cozinha é um bem de consumo essencial para nossa vida, pois sem ele, não podemos cozinhar ou aquecer alimentos. Como os preços do produto estão muito caros, veja dicas de como economizar:

Atenção para a cor da chama

Se a cor da chama que sai do fogão for em um tom mais alaranjado, é sinal que ele está consumindo muito gás, e que é necessário controlá-lo.

Fazer manutenção periódica

Veja como o seu fogão está funcionando, se não há vazamento de gás (que por sinal pode causar explosões sérias), e se o botijão não está enferrujado. Caso haja necessidade, é necessário trocar os dois.

Não demore muito para cozinhar

Quanto mais você deixar o seu fogão ligado, mais você gastará o gás de cozinha. Evite passar muito tempo cozinhando e opte por um micro-ondas, ou pedir via delivery.

Não desperdice comida

Além de economizar na compra de alimentos e não jogar comida fora, congelar as sobras também economiza o uso do fogão e o de gás de cozinha.

Use a panela certa para o que está fazendo

Saber o que está cozinhando e como cozinhar cada alimento, não é só uma lição culinária, mas também econômica, pois alimentos que demoram mais para cozinhar na panela demandam mais gasto do botijão.

Prefira usar mais a panela de pressão ou cozinhar no vapor

As panelas de pressão e a de vapor aumenta o tempo de cocção do alimento e gasta menos gás.

Se não caber na panela, use o forno

Alimentos maiores, como peixes, carnes, aves, tortas, bolos, entre outros devem ser feitos no forno, gastando menos gás.

Macarrão sem gastar gás

Em vez de deixar o macarrão no fogo ligado, cozinhe com a tampa da panela fechada e o fogo desligado. Adicione a água e deixe ferver, depois adicione o sal e a massa. Desligue o fogo e tampe a panela pelo tempo indicado na embalagem.

Vapor é um excelente aliado

Aproveite o vapor do cozimento dos outros alimentos (como o arroz) para colocar uma escorredeira metálica em cima e cozinhar legumes. Além de saudável, é econômico!

Portas e janelas fechadas

Locais com correntes de ar também prejudicam o cozimento, pois diminuem a potência da chama e, consequentemente, aumentam o tempo. Se possível, não instale seu fogão onde tiver correntes de ar e feche portas e janelas para acelerar o processo.

Pedaços pequenos aceleram o cozimento

Quanto menor o tamanho do que você vai cozinhar, mais rápido isso acontece. E quanto mais rápido, menos tempo a chama fica acesa gastando gás.

Preaquecer só o necessário

Não adianta ligar o forno 30 minutos antes do tempo que você vai usar (a não ser que a receita peça). Ligue 10 minutos antes a 200 ºC para deixar na temperatura média e você poder usar sem peso na consciência.

Troque as panelas velhas

Não se engane: panela velha pode até fazer comida boa, mas é um problema na conta do gás! Fundos gastos e tortos só fazem você gastar mais, então, vale a pena fazer um investimento e trocar as suas panelas. Prefira os modelos com fundo duplo e de materiais como inox ou cerâmica, que retêm o calor e cozinham os alimentos em menos tempo, economizando gás de cozinha.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *