16 de novembro de 2021 - Atualizado: 09 mar 2022 às 11:32
Quem tem diabetes sabe o quanto é difícil e rígido ter uma alimentação saudável, pois a maioria dos alimentos causam aumento da glicose. A diabetes é uma doença em que o pâncreas não produz insulina suficiente. A insulina é um hormônio que processa açúcares e os converte em energia para todas as funções corporais.
Além disso, na diabetes, há um alto nível de açúcar no sangue que afeta os vasos sanguíneos e a circulação sanguínea. Portanto, a falta de suprimento de sangue leva a complicações de saúde em diversos modos, assim sendo a popular e temida diabetes.
Alimentação regular e rígida é um exercício diário que desempenha um papel importante em manter a doença sob controle. A maior orientação dada por médicos é que pessoas com diabetes devem evitar alimentos ricos em amido, alto teor calórico e gordurosos. Em consulta com especialistas, o Correio do Interior preparou uma lista para mostrar quais alimentos são prejudiciais para os diabéticos.
Sendo uma pessoa diabética, é necessário cuidar de suas escolhas alimentares, pois um pequeno erro pode aumentar seus níveis de glicose. Então fique atento e procure evitar ou reduzir o consumo dos alimentos abaixo.
Em suma, o arroz branco contém carboidratos de baixa qualidade e carece de fibras. Ademais, o arroz branco é facilmente digerido, o que, por sua vez, aumenta o nível de glicose no sangue.
Um estudo apontou que aqueles que consomem arroz branco diariamente têm um risco 27% maior de desenvolver diabetes em comparação com aqueles que consomem produtos de grãos inteiros.
Então, se você é diabético, tente comer grãos inteiros, como cevada, aveia e cereais ricos em fibras. No caso de você não conseguir eliminar o arroz, substitua o arroz branco por arroz integral, que é um alimento muito mais saudável.
Alimentos processados e ultraprocessados como batatas fritas e nuggets de frango, devem ser evitados a qualquer custo para controlar o diabetes. Esses alimentos embebem muito óleo e são fritos em óleos hidrogenados carregados de gorduras trans prejudiciais à saúde.
Com efeito, eles aumentam o nível de colesterol LDL, ou seja, o colesterol ruim no sangue e aumentam o risco de desenvolver doenças nas artérias coronárias. Além disso, esses alimentos são feitos com ingredientes ricos em amido e carboidratos que levam ao aumento do nível de glicose no sangue.
Outro erro comum dos diabéticos é substituir o açúcar por adoçantes artificiais. Esses produtos são muito prejudiciais para pacientes diabéticos, pois os adoçantes afetam os níveis de glicose no sangue e reduzem a sensibilidade à insulina.
O suco de fruta industrializado, bem como os refrigerantes é uma opção ruim para diabéticos porque eles são ricos em sacarose, frutose e calorias.
Já com relação as bebidas alcoólicas também é preciso cautela. Em suma, quando consumido com moderação, o álcool pode ser uma ótima maneira de relaxar e se divertir.
Na verdade, uma pesquisa mostrou que a bebida ocasional para adultos pode reduzir o risco de doenças cardíacas, infarto e AVC. No entanto, ainda existem riscos elevados para pessoas que bebem com diabetes, mesmo quando se trata de apenas uma cerveja ou coquetel.
A maioria dos biscoitos, salgadinhos e molhos prontos são ricos em calorias, gordura (principalmente gordura saturada) e também possuem excesso de sódio.
Se você tem diabetes e consome batatas regularmente, isso pode ser extremamente prejudicial para você.
Isso ocorre porque o amido desses vegetais é feito de longas cadeias de glicose que se decompõe rapidamente no intestino e é absorvida pela corrente sanguínea, levando a um aumento repentino nos níveis de glicose no sangue.
Portanto, uma alternativa é comer batatas misturadas com vegetais de folhas verdes que ajudarão a desacelerar sua digestão.
Carne de porco, vaca e carnes embutidas devem ser evitadas pelos pacientes diabéticos, pois são muito prejudiciais para eles.
Em suma, estes produtos possuem muita gordura saturada prejudicial à saúde que aumenta a inflamação e aumenta o risco de doenças cardíacas. Você pode substituir a carne vermelha por frango, peito de peru ou peixe, por exemplo, para manter o diabetes sob controle.
Outro alimento que os diabéticos devem evitar são as passas, castanha de caju e as tâmaras porque contêm alto teor de açúcar e a castanha de caju contém gordura trans.
Embora esses alimentos sejam enriquecidos com fibras, vitaminas e antioxidantes, eles podem ser a causa do aumento repentino no nível de glicose no sangue, que é extremamente prejudicial para pacientes diabéticos.
Um dos alimentos mais perigosos para os diabéticos é o amido refinado. O amido refinado é encontrado em qualquer alimento feito de farinha branca, como pão branco, massa de farinha branca, etc.
Desse modo, esses carboidratos refinados têm um alto índice glicêmico que causa um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue, o que é extremamente prejudicial para pacientes diabéticos.
Então, substitua-os por grãos inteiros e cereais como aveia, que são ricos em fibras. Esses carboidratos complexos atrasam a digestão e levam a um aumento gradual e constante do açúcar no sangue.
O leite integral ou laticínios integrais são ricos em gorduras saturadas que aumentam a resistência à insulina e pioram as condições dos diabéticos.
Além disso, as gorduras saturadas também aumentam o nível de colesterol ruim LDL prejudicial no sangue e isso pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Então, tente evitar além do leite, iogurte integral, cream cheese, sorvetes, manteiga, e outros derivados.
Os doces e as sobremesas como bolos e tortas são certamente um dos piores alimentos para diabéticos porque contêm grandes quantidades de açúcar e não possuem qualquer benefício em termos de nutrição.
Por fim, os diabéticos devem evitar as barras energéticas de cereais porque têm grandes quantidades de carboidratos e açúcar para obter energia instantânea.
Aliás, uma barra energética consiste em 60g de carboidratos e 450 calorias que podem causar um impacto negativo nos níveis de açúcar no sangue. Eles podem aumentar os níveis de glicose no sangue facilmente.
Todos direitos reservados © - 2022